Problema no ZSH, OH MY ZESH ( Não acho solução na internet)

Galera vamos la, eu comecei mexer recentemente no Linux faz uma semana. Deixa eu fazer uma introdução.
Nessa uma semana eu ja errei muito, até começar fazer um curso de GNU eu Formatei esse Notebook que estou usando para aprendizagem umas 14 vezes eu tenho um SSD nele ele e duas HDS externas de 1TB conectadas nele ou seja eu revesei entre elas eu Instalei Distros como Mint, Unbuntu, POP os, Feudora 40, Arch, Manjaro e o Debian. Depois dessa jornada aonde isntalei desde a primeira formatação o .zsh eu tive varios problemas que foram plugin instalados em lugar errado, má digitação no arquivo de configuração, distro que estava corrimpida enfimentre outros problemas eu nisso aprendi muita coisa sobre formatação e partição, aprendi muitas outras coisas e ontem eu resolvi mexer nas Maquinas Virtuais(Não pretendo mais formatar nenhuma das 3 Distros que estou usando pra conhecer e aprender tanto a Distro quanto as IGUIS) Estou com a Mint Cinnamon, Debian 12.2 KDE 5, Feudora 40 KDE Plasma 6.
Meu problema está somente nesse Debian KDE.

Eu segui todos os passos de um github que eu achei que foi o que funcionou redondo na maioria das distros que instalei.

Recomendo, caso alguem queira e também ele instala o terminal TIilix.

Fiz o processo igualzinho está ai no fim quando fui configurar ele diferente das outras na configuração do plugin deu algumas diferenças como ele nas primeiras instruções não acho o simbolo de phyton e os simbolos sobrepões as letras mas so foi isso de diferente e no fim da instalação tava tudo em ordem exeto que aparecia um erro no login do “root” como /root/.zshrc:8: command not found: # ai eu fiquei horas aqui tentando restaurar arquivo e reinstalar os plugins, até que descobri que o plugin K estava em outra pasta do que deveria e eu coloquei na certa e sumiu… Dai o que não estava acontecendo era que quando entrava no modo root ao invés de ele entrar diretamente no zsh eu tinha que digitar zsh toda vez e no home entrava direto… bom acabei executando uma instrução que era copiar a pasta do home pro root e copiar o zshc também conclusão deu tudo errado ai eu restaurei a pasta e o arquivo anterior e num passe de magica o problema de entrar sozinho no root se resolveu … MASSSSSS sempre tem um MASSSS

agora fica aparecendo

/home/user/.zshrc:1: command not found: #
/root/.zshrc:1: command not found: #

eu ja revirei tudoooo e não consigo achar a solução. Eu não sei o que fazer, eu tentei desinstalar e reinstalar( Não sei se os métodos que aprendi fazer foram suficientes pra deletar todos os plugins e o zsh ) pois mesmo assim volto ao mesmo ponto de partida do erro … Ja instalei um tal de piratehack que é um pacote que diz corrigir erros como esse e não adiantou nada. Olha hoje eu fiquei em torno de umas 5 horas pela falta de experiencia no sistema para sair de um problema e chegar em outro. Esse é meu primeiro Fórum que entro como Usuário para postar a duvida pois no google não acho nada que resolveu.

1 curtida

Olá @llevyperuchi, tudo bem contigo?

Possivelmente uma das causas para suas dificuldades é que o tutorial é focado em Linux Mint baseado no Ubuntu LTS e por conta disso, pode possuir algumas divergências em nomes de pacotes e localização dos arquivos de configuração.

Estes erros podem indicar duas coisas:

  • que você esqueceu de trocar o “user” pelo nome do seu usuário em algum comando/configuração que copiou.
  • que o caminho para algum comando que existe na configuração do ZSH está errado.

Releia o arquivo com calma para verificar se é o primeiro caso. E caso não seja, comente todas as linhas do arquivo de configuração do ZSH e vai testando uma por uma até encontrar a que está dando problema.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Saudações!

Quanto ao seu problema, o @eddiecsilva já te orientou como proceder. :wink:
Eu apenas vou dar alguns palpites/orientações a você:

  1. Como você é iniciante, sugiro que você teste uma distro por vez. Cada distro tem suas particularidades e isso pode confundir as coisas e atrapalhar seu aprendizado.
  2. Faça tudo com muita calma, leia todas as mensagens com muita atenção, isso evita muitos erros. E vá por mim, até usuários mais experientes cometem erros por não fazer isso.
  3. Das distros que você está usando, creio que a melhor para aprendizado seja a Debian. Mas isso é só uma opinião minha, outros podem pensar diferente.

Seja muito bem-vindo ao mundo Linux e seja muito feliz. :slightly_smiling_face: