Problema no HD na Instalação dual boot do Linux e Windows

Então sempre que instalo o Ubuntu (ou outra distribuição Linux) no meu PC sempre acontece um problema com HD. Segue abaixo o print de como esta organizado meus discos. O disco 0 é SSD com Windows que não pretendo mexer em nada… ai tem o disco 1 que dividi em duas partições.
A partição (D:)Back Up e a (K:)Outro sistema que é onde eu instalei o Ubuntu anteriormente. Mas só que ao instalar o Ubuntu na partição (K:), todo o disco 1 aparecia como invalido no gerenciamento de disco do Windows e eu não consigo acessar mais a partição (D:) de nenhuma forma, mas o Ubuntu ainda dava boot normal na partição (K:). Tive que usar programa pra recuperar o disco e remover o Ubuntu para voltar com a partição (D:).
Não manjo nada de HD, e bem pouco de Linux… Oque poderia estar gerando isto ? Partições com formato de arquivo diferentes ou oque ?

1 curtida

você instalo o ubuntu numa partição ntfs ? se for esse o caso formate a parição k em formato ext4 e instala o ubuntu novamente.

Tentei instalar novamente e fiz neste formato que você disse e alem disso também criei uma partição swap que vi uns falando que era necessário dependendo da memoria ram algo assim… Tenho 4gb mas decidi fazer só pra testar e acabou funcionando .