O assunto é extenso. O espaço alocado e espaço livre dependem de como é calculado.
Alguns programas podem calcular com base nos blocos em uso, daí inclui arquivos, metadados e espaços em branco em blocos parcialmente alocados.
Outros podem fazer um somatório de todos os tamanhos de arquivos, e dará um uso efetivo somente dos dados que os arquivos possuem. Nessa contagem não vai aparecer o metadados.
Dependendo do sistema de arquivos que vc use, pode ser que um mesmo pedaço de arquivo esteja sendo usado por dois arquivos (deduplicação), ou ainda por duas versões do mesmo arquivo(instantâneos). Daí a situação complica ainda mais se vc quiser saber o quanto tem ocupado…
Pessoalmente eu acompanho apenas o espaço disponível e não fico no detalhe somando os tamanhos dos arquivos apagados com o espaço liberado, até mesmo porque eu uso instantâneos então o espaço só ficará livre mesmo em duas semanas quando o ultimo instantâneo for apagado automaticamente pelo sistema.
Não é, já olhei as pastas ocultas e também, no analisador de disco mostra essas pastas.
Mas nesse caso, o .iso deveria liberar a mesma quantidade, já que tinha desinstalado o emulador e não tinha outro programa que poderia estar usando ele, ou existir outra cópia, já que o mesmo se encontrava na pasta Download.
Hoje notei que ao remover alguns app’s, ao invés de liberar espaço, eles consomem um pouco a mais após a remoção, isso não faz muito sentido pra mim, talvez por ser um novato no Linux, e não entender como ele funciona.
Se é desse jeito que funciona, talvez devesse esperar mais um pouco então, já aconteceu de alguns arquivos serem apagados e só estarem contabilizando depois de uns dias, achei que era só um bug, então não dei muita importância, mas como você mencionou, o sistema apaga automaticamente, deve ser por isso.
Espero ter entendido e não confundido as coisas, desde já agradeço.