Problema no codeblocks

Olá. Tudo bem? espero que sim.
Bom, na faculdade onde estudo, estamos estudando a linguagem C e eu sou o único “diferentão” que usa linux (mint 19.1). a IDE é o codeblocks 17.12, mas não gosto do visual do xterm e gostaria de trocar pelo gnome terminal. pelas configurações (settings>Environment>Terminal to launch console programs: eu mudo pro terminal do gnome (gnome-terminal -t $TITLE -x) mas não abre quando executo algum código, sendo que no padrão (xterm -T $TITLE -e) ele executa normalmente. Alguém pode me ajudar a resolver?

Utilize a mesma opção -e, basta consultar a opção de comandos e perceberá que a opção -x não existe, espero que resolva, para mais opções digite.

$gnome-terminal --help-terminal-options

Olá, Não funcionou ou eu não soube fazer… só tirei o -x do final e coloquei -e mas ainda assim não abre. mas agradeço a resposta.

Faz um teste simples direto no gnome-terminal exemplo pode usar o less, ou pedir para ele abrir alguma aplicação gráfica como o gedit:

gnome-terminal -t Testando -e "less caminho_algum_arquivo_texto "

É para funcionar, daí só tem que dar uma olhada no help do terminal, infelizmente não uso mais codeblocks faz um tempão para testar.

seguem as telas onde mostra o erro que o cb retorna e a config atual… o que vc disse pra fazer, eu fiz e funciona só no cb q não :frowning: