Problema no arch

Boa tarde gente
Resolvi voltar para o arch, não me dei bem com o opensuse, tudo ocorreu bem na instalação, porém quando rodei o comando systemctl status eu percebi um erro, então rodei o comando systemctl status user@970.service que é a unit que está dando erro e então retornou isso:

× user@970.service - User Manager for UID 970
     Loaded: loaded (/usr/lib/systemd/system/use
r@.service; static)
    Drop-In: /usr/lib/systemd/system/user@.service.d
             └─10-login-
barrier.conf
     Active: failed (Result: exit-code) since Tue 2025-01-07 15:50:55 -03; 2min 11s ago
 Invocation: 1b80894a50724c269d7d551131b0c7de
       Docs: man:user@.service(5)
    Process: 701 ExecStart=/usr/lib/systemd/systemd --user (code=exited, status=224/PAM)
   Main PID: 701 (code=exited, status=224/PAM)
   Mem peak: 3.3M
        CPU: 9ms

jan 07 15:50:55 jhonatan-arch systemd[1]: Starting User Manager for UID 970...
jan 07 15:50:55 jhonatan-arch (systemd)[701]: pam_unix(systemd-user:account): account 
sddm has expired (account expired)
jan 07 15:50:55 jhonatan-arch (systemd)[701]: PAM failed: User account has expired
jan 07 15:50:55 jhonatan-arch (systemd)[701]: user@970.service: Failed to set up PAM s
ession: Operation not permitted
jan 07 15:50:55 jhonatan-arch (systemd)[701]: user@970.service: Failed at step PAM spa
wning /usr/lib/systemd/systemd: Operation not permitted
jan 07 15:50:55 jhonatan-arch systemd[1]: user@970.service: Main process exited, code=
exited, status=224/PAM
jan 07 15:50:55 jhonatan-arch systemd[1]: user@970.service: Failed with re
sult 'exit-code'.
jan 07 15:50:55 jhonatan-arch systemd[1]: Failed to start User Manager for UID 970.

Gostaria de saber se alguém sabe o que é e como resolver

Boa tarde.

Nunca me deparei com isso antes.

O que esse erro ocasiona de problema no sistema?

Não percebi erro visivel, mas parece ser algum erro na inicialização

Bom, eu dei uma rápida pesquisada por cima, mas não encontrei nada relevante.

Você consegue logar no sistema? Está usando alguma DE/WM?

Consigo
Já estou no sistema e acabei de perceber um erro

user@970.service is not active, cannot reload.
erro: comando não executado corretamente

Hora de instalar os codecs

Estou me coćando para não dizer que a solućão é instalar o Void no lugar do Arch pra evitar o SystemD.

Mas esse me parece ser um problema ligado ao systemd, a ver com logins de usuário com relaćão a esse sistema.

Vamos esperar alguem que manje de arch/systemd pra te ajudar por que nesse quesito (também) eu sou bem leigo.

1 curtida

Beleza então
Vlw, n sei se pode ter haver mas vou testar
Eu instalei pelo ventory e como a opção normal não funcionou dei boot pelo grub2

Esses dias eu quase instalei o Arch. Se eu ainda tivesse o meu passo a passo pra fazer sem o archinstall eu faria. O negocio do arch install é que o Arch atualiza tão rápido que muda as chaves GPG com muita velocidade, e o Arch install não acompanha, de maneira que você sempre tem que atualizar elas primeiro pra depois conseguir usar o Arch install, do contrário a instalaćão falha e não prossegue. Eu prefiro o Void Linux por que eu não enfrento nenhum desses problemas aqui.

1 curtida

Entendi
Na última vez que usei o arch não tive nenhum problema
É estranho, e meu hardware não mudou

1 curtida

Então… sempre tem coisas mudando no Arch.

Mas espero que consiga resolver/alguém consiga te ajudar.

Do contrário… venha para o vazio! >:-)

1 curtida

Pois é, vou ir testando
O arch ainda é mediano já o void já é mais complexo, mas algum dia ainda quero testar ele em VM

Eu acho ruim instalar WMs aqui. Mas o Plasma e o Gnome tão lisos, especialmente com meus scripts.

Caso te sirva (quando conseguir consertar o arch pra testar em vm):

PS: Se tu quiser muito usar o Arch sem sofrimento, já ouviu falar do EndeavourOS? Sei que não é exatamente a mesma coisa, mas o instalador permite fazer uma instalaćão praticamente pura sem os brandings do Endeavour.

1 curtida

Blz, vlw

Mas eu realmente gosto do arch, só estou tendo esse problema dessa vez

1 curtida

Sabe de algo? Por que não tenta reinstalar logo? Ao invés de esperar? Quem sabe resolve!

Melhor que ficar sem PC até alguém aparecer (imaginando que tu não esteja em VM).

Já tentei
Prossegue o erro

1 curtida

Ah que pena. Mas valeu a tentativa.

É que tu gosta mesmo do Arch. Fosse eu já tava clonando uma ISO do Void e botando no Ventoy e instalando.

Na verdade estou com várias VMs aqui só pra testar algumas DEs. Com sucesso até agora, só Mate/Plasma/Gnome. LXQT funciona, mas tá bem básico mesmo, não aparece nada, nada. Especialmente no Openbox. Esqueci que ele abre todo preto sem nada e fiquei achando que ainda tava no TTY! XD

É, realmente me dei bem com o arch
Vou ir tentando algumas coisas
Mas o void parece interessante, mas por nunca ter testado prefiro o arch pela familiaridade

Eu postei vários tutoriais aqui no fórum. Eu recomendo muito que tu leia, é tão legal essa distro que eu só fico com vontade de testar alguma outra se ela já vier pronta. Do contrário, é Void do início ao fim.

Vou ler sim
Vlw pela dica, até porque já tenho plano de testar o Void na VM, mas antes tenho que resolver o BO do arch

1 curtida

Não vou insistir pra tu não pegar ranćo. Mas eu já mandava ele logo, caso estivesse nessa situaćão.

Mas como tu vai baixar a iso sem o pc funcionando né.

Vamos torcer que tu resolva fast o problema.

1 curtida