Boa tarde gente
Resolvi voltar para o arch, não me dei bem com o opensuse, tudo ocorreu bem na instalação, porém quando rodei o comando systemctl status eu percebi um erro, então rodei o comando systemctl status user@970.service que é a unit que está dando erro e então retornou isso:
× user@970.service - User Manager for UID 970
Loaded: loaded (/usr/lib/systemd/system/use
r@.service; static)
Drop-In: /usr/lib/systemd/system/user@.service.d
└─10-login-
barrier.conf
Active: failed (Result: exit-code) since Tue 2025-01-07 15:50:55 -03; 2min 11s ago
Invocation: 1b80894a50724c269d7d551131b0c7de
Docs: man:user@.service(5)
Process: 701 ExecStart=/usr/lib/systemd/systemd --user (code=exited, status=224/PAM)
Main PID: 701 (code=exited, status=224/PAM)
Mem peak: 3.3M
CPU: 9ms
jan 07 15:50:55 jhonatan-arch systemd[1]: Starting User Manager for UID 970...
jan 07 15:50:55 jhonatan-arch (systemd)[701]: pam_unix(systemd-user:account): account
sddm has expired (account expired)
jan 07 15:50:55 jhonatan-arch (systemd)[701]: PAM failed: User account has expired
jan 07 15:50:55 jhonatan-arch (systemd)[701]: user@970.service: Failed to set up PAM s
ession: Operation not permitted
jan 07 15:50:55 jhonatan-arch (systemd)[701]: user@970.service: Failed at step PAM spa
wning /usr/lib/systemd/systemd: Operation not permitted
jan 07 15:50:55 jhonatan-arch systemd[1]: user@970.service: Main process exited, code=
exited, status=224/PAM
jan 07 15:50:55 jhonatan-arch systemd[1]: user@970.service: Failed with re
sult 'exit-code'.
jan 07 15:50:55 jhonatan-arch systemd[1]: Failed to start User Manager for UID 970.
Gostaria de saber se alguém sabe o que é e como resolver
Esses dias eu quase instalei o Arch. Se eu ainda tivesse o meu passo a passo pra fazer sem o archinstall eu faria. O negocio do arch install é que o Arch atualiza tão rápido que muda as chaves GPG com muita velocidade, e o Arch install não acompanha, de maneira que você sempre tem que atualizar elas primeiro pra depois conseguir usar o Arch install, do contrário a instalaćão falha e não prossegue. Eu prefiro o Void Linux por que eu não enfrento nenhum desses problemas aqui.
Eu acho ruim instalar WMs aqui. Mas o Plasma e o Gnome tão lisos, especialmente com meus scripts.
Caso te sirva (quando conseguir consertar o arch pra testar em vm):
PS: Se tu quiser muito usar o Arch sem sofrimento, já ouviu falar do EndeavourOS? Sei que não é exatamente a mesma coisa, mas o instalador permite fazer uma instalaćão praticamente pura sem os brandings do Endeavour.
É que tu gosta mesmo do Arch. Fosse eu já tava clonando uma ISO do Void e botando no Ventoy e instalando.
Na verdade estou com várias VMs aqui só pra testar algumas DEs. Com sucesso até agora, só Mate/Plasma/Gnome. LXQT funciona, mas tá bem básico mesmo, não aparece nada, nada. Especialmente no Openbox. Esqueci que ele abre todo preto sem nada e fiquei achando que ainda tava no TTY! XD
É, realmente me dei bem com o arch
Vou ir tentando algumas coisas
Mas o void parece interessante, mas por nunca ter testado prefiro o arch pela familiaridade
Eu postei vários tutoriais aqui no fórum. Eu recomendo muito que tu leia, é tão legal essa distro que eu só fico com vontade de testar alguma outra se ela já vier pronta. Do contrário, é Void do início ao fim.