Problema na tela de login ao usar dois monitores

Olá, pessoal!

Uso o BigLinux com KDE Plasma e estou com um problema no meu notebook Acer Nitro 5 (16GB RAM, 1TB SSD, placa híbrida Intel + NVIDIA GTX1650). Às vezes, ao ligar o notebook com dois monitores, sendo o segundo na porta HDMI, o gerenciador de login aparece todo bugado, parece que crasha. O papel de parede fica com uma resolução estranha e não consigo logar no sistema. A única solução que encontrei foi desligar e ligar o notebook algumas vezes, até que, do nada, volta a funcionar normalmente.

Detalhe: uso o Plasma X11, deixei de usar o Wayland há muito tempo.

Alguém já passou por isso (pode ser até em outra distro) ou sabe o que pode estar acontecendo? Gostaria de saber como resolver esse problema.

Agradeço desde já!

Você tem necessidade estrita de utilizar os dois monitores durante a tela do SDDM?

Caso não, indico essa solução.

Espero que ajude. Abraço.

2 curtidas

Na verdade não tenho essa necessidade, e o tópico que você passou caiu como uma luva.

PORÉM, resolvi abandonar o Big Linux por outros problemas agregados que estava me causando e migrei para o Linux Mint, até porque sempre fui fã das distros filhas do Debian. Agora, sabe se tem como fazer esse procedimento no Linux Mint 22? Testei o mesmo do tópico mas não deu certo.

Kde ou derivado do gnome?

No Mint estou usando o Cinnamon.

Sabe me informar qual o gerenciador de login?

Gdm,lxdm ou outro

Não uso mint já tem um tempo

Não sei dizer. Como vejo isso, vc sabe me falar?

systemctl list-unit-files --state enabled

Estou usando o lightDM

/etc/lightdm/lightdm.conf

display-setup-script=xrandr --output HDMI-1 --primary

Ou

display-setup-script=xrandr --output HDMI-1 --off

Mais informação

https://wiki.archlinux.org/title/LightDM

Troque o hdmi pelo seu

Vendo com o comando xrandr

Um define como primário, o outro desativa

1 curtida

Vi que a fonte é a wiki do Arch Linux. esse procedimento da certo mesmo eu usando o Mint, que é baseado no Ubuntu?

O arquivo existe?

Ou está em outro caminho.

O arquivo é o mesmo… funciona então

https://wiki.ubuntu.com/LightDM

Serviu como uma luva, só fiz uma alteração pois meu HDMI é o HDMI-1-0

Muito obrigado pela ajuda! :grin:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.