Problema na instalação do Ubuntu

Sou usuário de linux há algum tempo e sempre consegui instalar tranquilamente o sistema. Porém, recentemente troquei de notebook, sempre usei intel e mudei para amd agora (ryzen 2500u), e quando eu dou boot pelo pendrive e tento iniciar a instalação ocorre o seguinte bug:
[FIRMWARE BUG]: AMD-vi: IOAPIC[32] not in IVRS table

Você precisa de versões mais recentes do kernel e Mesa para esse processador, tente uma distro mais atualizada como o Fedora, Manjaro ou Arch Linux.

2 curtidas

Infelizmente não deu certo, tentei com o Ubuntu 19.04 com o kernel 5.0 e o fedora 30 também com kernel 5.0 e ficou no mesmo.

1 curtida

Verificou se existe alguma atualização da BIOS do notebook?

2 curtidas

Sim, e já fiz a atualização.

1 curtida

Os processadores da AMD com gráficos integrados Vega são problemáticos no Linux, a AMD ainda não conseguiu corrigir os drivers, certas combinações de hardwares/BIOS são ainda mais problemáticos.

1 curtida

Pior que não tem nada parecido na internet, e preciso instalar Linux pra desenvolver, Windows não dá. O pior de tudo é que na descrição do notebook vem dizendo que suporta Ubuntu. Vou tentar entrar em contato com o suporte.

1 curtida

Boa leitura, espero que ajude.

2 curtidas

Como estar a configuração da sua bios?
As opções ACPI, Secure Boot e Legacy Mode estão desativado?
Usou qual programa para criar o Pendrive bootável?
Recomendo testar com o Manjaro nesse quesito ele parece se dar melhor com os drivers AMD…

1 curtida

Se estiver dentro do prazo de troca eu tentaria trocar por um notebook com processador da Intel, os drivers da Intel são muito melhores.

Eu já tinha achado esse POST, mas não consegui tirar muita coisa dele.

Fiz todas essas configurações, exceto a acpi, porque não tem essa opção na bios. Já testei várias distro mas o manjaro ainda não, vou testar e aviso aqui.

Entrei em contato com a Lenovo e eles falaram que não dão suporte a esse problema. Agora o vídeo do Dio (o caso da Lenovo bloqueando o Linux) faz todo sentido. Nunca mais compro Lenovo.

Pelo suporte que tive quanto a hardware, não tenho do que reclamar foram somente 7 dias entre enviar e receber o notebook “sem custo algum”, sem perder arquivos e a garantia, só fizeram reballing na placa mãe, problemas de software é outro caso, comprei o note da minha filha com Linux Satux e enviei com Windows e eles não formataram (muitos arquivos no caso, windows original com muitas alterações) valeu a pena não tive que perder 1 dia sequer.
Eu gosto do suporte tanto é que tenho 2 notebooks e um smartphone com mais de 3 anos dessa marca.

Olá, bom dia a todos.

Esta resposta pode ter chegado um pouquinho tarde, mas ela chegou :smiley:

Tive este mesmo problema no meu Lenovo Ideapad 330S, AMD Ryzen 7.
Acontece que este erro é bastante comum em modelos AMD mais recentes, principalmente na CPU Ryzen. A correção para este erro é simples: incluir no kernel parameter o IOAPIC que falta na tabela ivrs :slight_smile:

Para isso, edite os parâmetros do kernel na tela grub, pressionando ‘e’ na opção ‘Try distro’ ou ‘distro’. No meu caso, a distro foi Ubuntu 20.04 Focal Fossa.

Na linha dos parâmetros, após o ‘quiet splash’, inclua ivrs_ioapic[32]=00:14.0 e finalize pressionando CTRL + X.

Ao adicionar este parâmetro de firmware, o sistema deve entrar automaticamente.

Para tornar permanente, basta instalar o sistema, entrar no Terminal e entrar o seguinte comando: sudo nano /etc/default/grub

Abrirá uma janela com o nano, editor de texto dentro do terminal. Neste documento, deve-se procurar a linha que consta GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=“quiet splash…” e realizar a mesma edição, incluindo ivrs_ioapic[32]=00:14.0 dentro das aspas do conteúdo. Ficará aproximadamente assim:

A linha riscada só é necessária em modelos mais antigos da Lenovo com CPU e chipset AMD. Mantenha o texto dentro dessas aspas e pressione CTRL + X, confirme o salvamento e dê enter para finalizar.

Voltando ao Terminal, entre o comando sudo update-grub e reinicie o computador.

Feito isso, o problema deve se resolver permanentemente. Caso não solucione, basta adicionar spec_store_bypass_disable=prctl no parâmetro discutido.

Abraço!

Fonte: Ubuntu 18.04 LTS on Lenovo ThinkPad E485 | by James Hegedus | Medium

2 curtidas

No caso dele talvez não adiante mais. Mas foi legal você colocar a solução, isso deve ajudar outras pessoas à partir de agora.