Problema na instalação do Mint (boot não reconhece o SSD)

Então pessoal, estava reinstalando o Mint do zero em um SSD que comprei, fiz a instalação do sistema do SSD e usei o emmc como home. Acontece que depois de reiniciar e retirar o pen drive, o notebook abre nessa tela. E se eu entro no boot ele não reconhece o ssd, tem apenas o UEFI.

Só que, ao colocar de volta o pen drive e tentar reinstalar o Mint, aparece que está tudo instalado conforme eu mandei.

1 Curtida

Vou te dar uma resposta rápida pq estou saindo. Se não conseguir achar solução até eu voltar eu procuro uma resposta mais completa.

Mas procura sobre o seu notebook como desligar o security boot e como adicionar outros inicializadores. No caso vc não vai escolher seu HD e sim o grub que irá inicializar seu sistema.

Caso tenha feito como eu e trocou a gaveta de DVD por um SSD e está com os dois HDs, o ponto de montagem /boot precisa ficar no HD que não é SSD. Essa segunda dica não cancela a primeira. é necessário fazer os dois.

Caso for utilizar apenas o Mint, troque UFI por legacy que irá funcionar na hora.

1 Curtida

O security boot já está desativado, não faço ideia de como adicionar outros inicializadores, o ssd foi colocado em um local próprio do notebook, e pretendo usar apenas o Mint, como faço pra trocar por legacy?

Quando tento refazer a instalação, aparece como se estivesse tudo certo, a home no sd de 64gb e o sistema no ssd de 128gb. Tentei fazer a instalação com e sem um espaço para o EFI, e o resultado foi o mesmo.

Tentei fazer a instalação do sistema agora apenas no ssd, também sem sucesso.

Vc esta sem partição de Boot… Cria a primeira partição com uns 300 megas e marca como EFI. Depois vc cria /, /home…

Eu fiz isso na primeira instalação, essa foto foi de uma tentativa na qual eu tirei a partição EFI

qual é a marca e modelo da sua máquina?

Notebook é Yepo 737A, e o SSD é Kingspec M2 2242

Seu UEFI/Bios é um pouco diferente. Quais opções aparece em New Boot Option Policy (na aba boot da imagem q enviou)?

Aparece só uma janela pra selecionar default ou se eu quero colocar como primeira ou última opção de boot

nenhuma das opções na aba boot não aparece a opção legacy? Se não, manda foto das outras abas, por favor.

Ve se esse vídeo te ajuda:

vai estar ensinado sobre linux no UEFI e como ativar o Legacy.

1 Curtida

Encontrei o legacy nesses 3 itens

Outra coisa: na aba security o ssd foi identificado, é esse nt-128, e quando eu abro ele aparecem essas infos

É da uma olhada no vídeo mesmo. Funcionava antes de trocar o HD?
As informações do HD transcende os meus conhecimentos para dizer se ali há algum problemas.

As telas que postou acho q nenhuma delas é o que precisa. Nos outros Setup’s normalmente tem um local (que pode ser Boot, Advanced, etc.), que possui a opção de alterar entre UEFI e Legacy. Então ela não apareceria escrito, só apareceria depois de ativada. Procura se tem algum local no Setup escrito UEFI e quando a escolhe aparece mais opções. Se aparecer Legacy é o local correto.

No vídeo ensina a forma correta de instalar no UEFI, ai não teria que trocar para Legacy.

Essa marca Yepo ainda está meio crua de informações.
Unica coisa que achei de instalação foi no GitHub em inglês: Linux On Yepo 737A · GitHub

Aparentemente ao invés de Legacy vc vai encontrar algo que troca Windows para Intel Linux (esse seria o Legacy). No tutorial não recomenda muito a troca para Intel Linux. No mais é isso. Se eu conhecesse a marca fisicamente poderia entender o que está acontecendo melhor. Pq ela possui um padrão diferente.

Boa sorte nessa cruzada. 10 anos atrás também tive problemas ao embarcar no mundo Linux, mas no final tudo se deu muito bem.

Olhei sim, mas não é meu o caso. Preciso saber como eu faço pro lançador no ssd aparecer na lista do boot.

Eu já estava rodando o Mint em um emmc de 64gb, que vinha de fábrica com o note, ele tem um hardware bem fraquinho. Então comprei esse ssd pra dar uma tunada. O sistema funciona normalmente se eu instalar de volta no emmc.

Esse negócio do Intel Linux eu achei fuçando aqui, vou continuar procurando um jeito de arrumar isso. Obrigado pela ajuda.

Infelizmente acabei desistindo de fazer a instalação do modo que eu queria, resolvi fazer ao contrário, coloquei o lançador no emmc de 64gb e o /home no SSD, dessa forma funcionou normalmente.

1 Curtida

Uai, se quiser tentar fazer mais um teste. Não havia entendido que tinha esse tal emmc. Se funcionou dessa forma com /home no SSD talvez funcione da seguinte forma. Formate novamente, crie a partição com montagem / ( raiz ) e uma partição com ponto de montagem /home no SSD (se não quiser separar os arquivos do sistema, ai só precisa da partição raiz). No emmc vc coloca o ponto de montagem /boot. Não esquecer de escolher o emmc para instalar o carregador de inicialização (ex na imagem abaixo).

Se eu tivesse prestado mais atenção na imagem da instalação que havia enviado anteriormente teria percebido essa possibilidade.

2 Curtidas