Problema na instalação do Linux Mint

Infelizmente, ou felizmente, acabou dando um problema aqui comigo tentando fazer dual boot com o Mint. Eu criei uma partição para o Linux, fiz o pendriver bootável normal, dei boot pelo pendriver, acessei o Mint Live, executei o instalador e instalou normal. Quando reinicio, inicia o Windows direto. Não aparece a opção para escolher qual sistema você quer iniciar. Aí to pesquisando soluções, fazendo alguns testes, mas até agora nada.

Sou leigo em linux, mas sempre tive interesse. Aí resolvi instalar o Mint com dual boot e tals.

Meu notebook é um HP 240 G3 com o Windows 8.1. E tem duas partições. Uma pro sistema Windows e outra pra arquivos.

1- fiz a divisão de partição lá pelo Gparted do Mint, ficando com 150 gb livres pra eu instalar o sistema.
2- na hora da instalação do sistema, fui em ‘instalar ao lado do windows’, aí próprio instalador criou a partição e tudo e instalou. Quando reiniciou, foi direto pro Windows. Não apareceu a opção para escolher qual sistema iniciar.
3- foi do setup, verificar as configurações, aparentemente tudo ok. Modifiquei só o boot legacy, eu habilitei, se eu não me engano. Mas não ficou na mesma coisa, inciando direto pro Windows.
4- aí apaguei a partição com o sistema, e instalei de novo, dessa vez no modo avançado. Dei uma breve pesquisada pra entender as partições, mas confesso que não entendi muito e instalei o sistema todo na partição raiz que criei, que é a " / " em etx4. Não criei a efi, swap e a /home. Mas mesmo só com a partição raiz, instalou normal. Blz. Reinicia o sistema e de novo inicia direto no Windows.
5- Só acesso o Mint quando to com o pendriver no notebook, no modo live, verifiquei se os arquivos foram instalados mesmo na partição e estão, aí to eu estudando e vendo se encontro uma solução.

Na hora da instalação avançada, na parte de criar partições embaixo tem uma parte pra selecionar o HD e ele instala o GRUB (gerenciador de inicialização de sistemas), vc verificou isso? Geralmente é o /dev/sda, no caso o HD inteiro.

Não verifiquei não. To dando uma estudada pra entender melhor o significado de cada partição. Vou verificar isso. Obrigado, vou verificar.

1 Curtida

Eu já tive muitos problemas com essa opção de “instalar ao lado” automaticamente. Eu recomendaria usar sempre o particionamento avançado

pois é, não é muito confiável.

Mas eu ainda acho que é algum problema no setup.

Vc precisa ir na BIOS e mudar o boot principal para o do Linux ao invés do Windows

Vai na BIOS e procura algo referente à prioridade de boot, e selecione o Linux Mint como 1ª opção :thinking: