Problema na instalação do Linux Mint 19.3 Cinnamon sobre o Windows 10 + Deepin + Prime OS

Olá a todos.

Tenho um notebook LG Ultraslim (https://www.lg.com/br/computadores/lg-14U360-LBJ36P1) onde uso Windows 10 e deepin em dualboot há uns 6 meses, tendo instalado o deepin depois. Ao instalar, alguns dias atrás, o Prime OS para testar, a partir do instalador dele para Windows, aparentemente ele corrompeu o Windows e não consegui mais usá-lo (Windows).

Bom, devido a isso - e a alguns bugs e travamentos da DDE - resolvi instalar o Mint (19.3 Cinnamon) e abandonar os outros sistemas. Baixei a ISO, testei no VirtualBox para ver se não estava corrompida e, tendo dado tudo certo, criei o pendrive bootável através do deepin Boot Maker e iniciei a instalação, marcando a opção “apagar disco e reinstalar Linux Mint”, já que o objetivo era realmente excluir todos os dados, devido ao backup já feito via deepin, que ainda funcionava.

Já na tela de escolha do fuso horário recebi um relatório de erro onde dizia que não havia sido possível formatar algumas partições e não era possível prosseguir (mais ou menos isso, estava em inglês). Cancelei a instalação e reiniciei a máquina desativando o secure boot, que imaginei ser o problema pois poderia estar impedindo a remoção do Windows.

A questão é que não resolveu. Agora, o computador apresenta os seguintes erros:

Este, quando ligado sem pendrive bootável

E este, quando ligado com o pendrive bootável.

Alguém poderia me ajudar me dando uma ideia do que ocorreu, como posso resolver isso e como devo proceder para instalar o Mint apagando todos os outros dados? Quero manter apenas ele na máquina e não faço ideia do que pode ter ocorrido.

PS: Peço desculpas pelo enorme texto, mas, como leigo, penso que quanto mais detalhes eu der, melhor. Desde já, muito obrigado.

1 curtida

Faz um novo teste, mudando na sua bios, para o modo legacy. Acredito que estavam instalados em modo UEFI e provavelmente o pendrive não esteja, daí sem pendrive não encontra mais o sistema, por terem sido excluídos e o pendrive não inicia.

Breve abordagem sobre o assunto:

https://pplware.sapo.pt/tutoriais/qual-diferença-bios-uefi/

1 curtida

Se vc quer apenas instalar o mint e remover todos os outros é muito simples. Crie novamente um pendrive de boot do Linux Mint e na hora da instalação apague todas as partições que existem.

1 curtida

Exatamente o que ele disse que fez :sweat_smile:

O problema é que agora ele está sem sistema para criar outro pendrive, mas acredito que mudando para legancy já consegue iniciar pelo pendrive.

1 curtida

Ta doido man? Em pleno 2020 instalar sistema via legacy boot. Diga isso n kkk.

3 curtidas

Pode ser a forma que ele tenha para criar um pendrive que não esteja em legancy, fora isso ele está sem sistema e sem poder usar o pendrive para iniciar.

1 curtida

@thespation e @anon96679446, eu consigo outro computador para criar o pendrive bootável, se for o caso. Deixem-me entender: Esse procedimento que fiz danificou os sistemas instalados no PC e o pendrive também?

Eu não estou em casa no momento mas pedi meu irmão para tirar uma foto de como estão essas opções. Está tudo marcado assim, desde que mexi a primeira vez, instalando o deepin. Na verdade, quando instalei, não me lembro de ter mexido nisso:

Nesta imagem mostra que sua BIOS está setada tanto para Legacy quanto para UEFI.
Para seguir a orientação do @thespation a melhor escolha é deixar o switch do “UEFI Boot” em OFF.
Caso você tenha disponível um PC com o Windows para regravar a ISO no pendrive, te recomendo utilizar o Rufus. Nele você encontra a opção do tipo de particionamento do pendrive (GPT ou MBR) e o tipo de boot (Legacy ou UEFI).

Se você por algum acaso quiser recuperar o Windows, mudar a ordem de boot do disco e ver se tem a opção “Windows Boot Manager”.
Só para te explicar o porquê vocễ corrompeu o boot do Windows. Qundo você instala o Prime OS “para Windows” você está realizando basicamente o mesmo procedimento da instalação dele dentro do Linux. Como você deve ter rodado o soft para criar o dual boot entre ele e o Windows, você corrompeu o boot do Windows. O correto teria sido você configurar o boot do Prime OS diretamente no GRUB através do Deepin.

1 curtida

Mano. Esquece negocio de legacy bios. Isso aí é furada. Escuta o q to falando. Baixa o rufus, cria o pendrive com o sistema que tu quer instalar em modo uefi, entra na tua bios e desativar o secureboot e fastboot se houver. Aí inicia o computador pelo pendrive, apaga todas as partições na hora de instalar e pronto. Qualquer dúvida me procura no face que te ajudo passo a passo. Já percebi que mt gnt se enrola pra fazer dualboot ou na hora de instalar o Linux, por isso é essencial te conhecimentos de como funciona os esquemas de boot de um computador. Qualquer dúvida pergunte q eu vou ajudar.

1 curtida

se n tiver outro pc , usa o celular como boot

1 curtida

Obrigado! Já estou com o outro computador e realizarei esse procedimento hoje, assim que chegar em casa. Postarei aqui o resultado.

Boa noite, gente. Realizei todos os procedimentos citados. Desabilitei o secure boot e deixei apenas a opção de boot UEFI ativada na bios mas o problema persiste.

Quando crio o pendrive bootavel (estou usando o Rufus em outro PC Windows) no modo MBR e deixo a opção legacy ativada o boot funciona e entro no mint, porém, quando uso o GPT + formatação NTFS o computador apresenta o seguinte erro:

E quando uso GPT + FAT32 esse erro reaparece:

Diante disso pergunto:
Há, realmente, desvantagens em instalar no modo legacy? Se sim, conhecem alguma forma de corrigir esse erro?

Estava com o mesmo problema, decidi seguir as dicas de instalação do Mint, com o instalador etcher, e rodou lisinho.

https://forums.linuxmint.com/viewtopic.php?f=42&t=291093

https://linuxmint-installation-guide.readthedocs.io/en/latest/burn.html

1 curtida

Boa noite, gente! Consegui resolver o problema esse fim de semana mas não tive tempo de postar.

Como o pendrive estava dando boot em modo legacy, resolvi instalar assim mesmo. Após, criei outro pendrive em UEFI, desabilitei o boot legacy na bios e instalei em UEFI normalmente.

Agradeço a disposição de todos.

2 curtidas

Mano, to com um erro igual o dele e não to conseguindo solucionar. Tu consegue me ajudar? Se sim pode passar teu face que adiciono. Valeuu

Não tenho face, mas pode falar pelo direct no instagram: kalebepalaciosouza

Amigo, deu certo aqui. Agradeço pela atenção, abraço!

1 curtida