Estou com um problema, estou tentando instalar o Linux Mint em um pendrive, mas na hora de fazer a partição, tem dois casos,
1.Eu só faço a partição root sem efi e instalo direitinho, mas aí eu não encontro o pendrive no bootloader
2.Faço a partição root e a efi, mas depois na parte de copiar os arquivos dá erro no ‘disco rígido’ (pen drive) tem como contornar?, aa estou fazendo isso através de uma máquina virtual
então, eu fiz tipo isso,porém na parte de partições de disco eu deixo igual tá no vídeo, mas quando eu tento prosseguir fala que eu não tenho uma partição efi
Ao assistir o vídeo me deu a entender que ele está fazendo uma instalação Legacy, já que o Dio não selecionou a partição EFI. Você tem certeza que seu sistema está fazendo boot no modo UEFI e não Legacy? E além de criar a partição FAT32 no pendrive, está selecionando o mountpoint dela como EFI e permitindo o instalador formatá-la?
Você só criou a partição raíz usando todo o espaço do pendrive. Primeiro marca ela, clica no - pra apagá-la, depois vai no + e cria uma partição FAT32 de 512MB, daí tu marca pra usar ela como EFI. Só depois tu cria uma partição raíz utilizando o restante do disco. E por qual motivo exatamente você precisa instalar o Linux no pendrive? Você só quer uma forma rápida de fazer boot em um sistema ou você realmente planeja usar regularmente? Se for o primeiro caso, fazer boot no modo live+persistente não seria o suficiente? Se você pesquisar no Google sobre instalações completas de Linux no pendrive utilizadas regularmente vai encontrar alguns relatos de pendrives que morreram prematuramente, o ciclo de escrita é muito alto pra flash.