Problema na Inicialização do Fedora 35

Olá pessoas! Recentemente recebi algumas atualizações no meu sistema e agora quando vou ligar o PC, fico apenas com uma tela preta. Fiz uma instalação limpa do Fedora 35 pensando que eu tinha quebrado alguma coisa, mas novamente, depois de atualizar o sistema, o problema volta. Apenas consigo entrar no rescue mode e gostaria de entender melhor o que ocasionou o problema. Sou meio noob na coisa, se alguém puder me ajudar a encontrar o problema (e a solução), agradeço bastante. :slight_smile:

Aqui um pequeno vídeo para que vocês entendam o que eu estou falando.

As configs do PC são: Athlon 200GE + VEGA 3 + 16Gb de RAM.

Obrigado!

Qual programa você usou para criar o pendrive de boot? Desativou o secure boot e o fast boot?

1 curtida

Utilizei o Etcher. E sim, ambos estão desabilitados. O sistema funciona bem até aplicar essas atualizações. Depois que aplico elas, acontece o que está no vídeo.

Olá!

No grub do fedora (tela antes do erro), aperte E e remova a opção “quiet” por favor. E informe o que aconteceu após, de preferencia por fotos/videos como o que está linkado.

1 curtida

No rescue mode edite o arquivo /etc/default/grub adicionando o parametro nomodeset dessa forma:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash nomodeset"

Salve tudo e atualize o grub com:

sudo grub2-mkconfig -o /boot/efi/EFI/fedora/grub.cfg para boot EFI
ou
sudo grub2-mkconfig -o /boot/grub2/grub.cfg para boot LEGACY

Reinicie

1 curtida

ué isso é a tela de grub.

Executei o procedimento que você sugeriu e acontece o seguinte:

Eu executei esses passos e entrou no sistema direitinho. Porém reparei que sumiram algumas animações do Gnome e os vídeos reproduzem travando :confused:
Li em um lugar que o “nomodeset” instrui o kernel a não carregar o driver de vídeo. É isso mesmo? Pode ser que esse parâmetro esteja atrapalhando coisas como a reprodução de vídeos? Existe algum modo de resolver isso ou eu preciso aprender a conviver até receber alguma nova atualização de drivers de vídeo?

Mais uma vez agradeço!

1 curtida

Parece que ele não está sobindo o modulo de video corretamente.
Sim, o nomedeset meio que mata o renderizamento via GPU, ele é sim uma alternativa, mas como você não deixou claro a interface, eu já ouvi falar que ele buga em certas interfaces.

Agora que com o nomodeset o sistema voltou a subir, por favor mostre a saìda de:

inxi -F --filter

Com isso podemos ver uma possivel solução para as animações e o renderizamento errado.

1 curtida

A saída é esta:

Percebi também que agora está usando Xorg ao invés do Wayland (pelo menos pelo que eu lembro era ele por padrão).

Por favor, poste a saida dentro de Ctrl+E aqui no fórum, assim fica mais facil marcar e fica mais legivel. O driver “radeon” não foi carregado, não sei de cabeça, mas se eu não me engano existe maneira de subir o driver dentro do sistema, outra coisa, tente mudar de x11 para wayland, pode ser que ele se resolva, mais também pode acontecer dele não carregar pelo driver faltante, vou tentar dar uma pesquisada e volto com os resultados, tanto se eu achar ou não. E sim, para placas de video “non-nvidia” o wayland é o padrão.

1 curtida

Perdão pelo lance da saída. Ainda não tenho as manhas do fórum. :expressionless:

[[email protected] ~]$ inxi -F --filter
System:    Kernel: 5.14.16-301.fc35.x86_64 x86_64 bits: 64 Desktop: GNOME 41.1 Distro: Fedora release 35 (Thirty Five) 
Machine:   Type: Desktop Mobo: ASRock model: A320M-HDV R4.0 serial: <filter> UEFI: American Megatrends v: P4.00 
           date: 07/16/2020 
CPU:       Info: Dual Core model: AMD Athlon 200GE with Radeon Vega Graphics bits: 64 type: MT MCP cache: L2: 1024 KiB 
           Speed: 1596 MHz min/max: 1600/3200 MHz Core speeds (MHz): 1: 1596 2: 1599 3: 1592 4: 1597 
Graphics:  Device-1: AMD Raven Ridge [Radeon Vega Series / Radeon Vega Mobile Series] driver: N/A 
           Display: x11 server: X.Org 1.20.11 driver: loaded: ati,vesa unloaded: fbdev,modesetting,radeon 
           resolution: 1920x1080~77Hz 
           OpenGL: renderer: llvmpipe (LLVM 13.0.0 256 bits) v: 4.5 Mesa 21.2.5 
Audio:     Device-1: Advanced Micro Devices [AMD/ATI] Raven/Raven2/Fenghuang HDMI/DP Audio driver: snd_hda_intel 
           Device-2: Advanced Micro Devices [AMD] Family 17h HD Audio driver: snd_hda_intel 
           Device-3: Texas Instruments PCM2902 Audio Codec type: USB driver: hid-generic,snd-usb-audio,usbhid 
           Sound Server-1: ALSA v: k5.14.16-301.fc35.x86_64 running: yes 
           Sound Server-2: PipeWire v: 0.3.39 running: yes 
Network:   Device-1: Realtek RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet driver: r8169 
           IF: enp5s0 state: down mac: <filter> 
           Device-2: Ralink MT7601U Wireless Adapter type: USB driver: mt7601u 
           IF: wlp6s0f3u3 state: up mac: <filter> 
Bluetooth: Device-1: Cambridge Silicon Radio Bluetooth Dongle (HCI mode) type: USB driver: btusb 
           Report: rfkill ID: hci0 state: up address: see --recommends 
Drives:    Local Storage: total: 238.47 GiB used: 18.35 GiB (7.7%) 
           ID-1: /dev/sda model: SSD 256GB size: 238.47 GiB 
Partition: ID-1: / size: 236.89 GiB used: 18.12 GiB (7.6%) fs: btrfs dev: /dev/sda3 
           ID-2: /boot size: 973.4 MiB used: 222.9 MiB (22.9%) fs: ext4 dev: /dev/sda2 
           ID-3: /boot/efi size: 598.8 MiB used: 13.8 MiB (2.3%) fs: vfat dev: /dev/sda1 
           ID-4: /home size: 236.89 GiB used: 18.12 GiB (7.6%) fs: btrfs dev: /dev/sda3 
Swap:      ID-1: swap-1 type: zram size: 8 GiB used: 0 KiB (0.0%) dev: /dev/zram0 
Sensors:   System Temperatures: cpu: 39.1 C mobo: N/A 
           Fan Speeds (RPM): N/A 
Info:      Processes: 281 Uptime: 55m Memory: 13.57 GiB used: 2.21 GiB (16.3%) Shell: Bash inxi: 3.3.06 

Vou tentar colocar o Wayland como padrão. Tentei alterar pela tela de login mas ele não aparece…

Infelizmente não achei nada para compravar minha teoria de que se pode subir via sistema pre-carregado o Driver.

Não se preocupe, o que eu disse foi só uma dica.

Então realmente não vai ser possivel entrar no walyland como nomodeset, infelizmente daqui 5~10 minutos vou ter sair e deslogar do fórum, caso eu ache mais alguma coisa, eu volto aqui.

1 curtida

Eu encontrei um arquivo de rules do gdm que impede a inicialização do wayland caso esteja utilizando o nomodeset, seguindo um tutorial gringo, aparentemente comentando a linha ele permite inicializar com wayland. Vou tentar aqui pra ver o que rola.

1 curtida

O método que tentei anteriormente não funcionou. Observando nas opções do grub, uma delas era com kernel mais antigo o 5.14.10 e funcionou sem o nomodeset carregando os drivers e com wayland. Acredito que não há problema em utilizar essa versão do kernel, certo? Se não tiver, por enquanto vou ficar nela… Assim que surgir uma nova, eu migro pra ver o que acontece.

O problema é com a atualização para o kernel 5.14.15. Se você selecionar durante a inicialização a opção com o Kernel 5.14.14, o sistema vai funcionar.

é por essas e outras que o Fedora sempre deixa pelo menos 2 versões de kernel anteriores disponíveis…

Valeu gente! Vou ficar com esse kernel 5.14.10 e esperar aparecer alguma atualização nova! :slight_smile:

1 curtida

Uso gráficos integrados AMD e também tive problemas com o driver de vídeo nas versões 5.14.15 e 5.14.16…

Recentemente saiu a versão 5.14.17 no serviço de build e testando aqui aparentemente o problema foi resolvido. Agora é só aguardar ser liberado no repositório estável! :slight_smile:

1 curtida

Pode deixar somente duas caso queira, basta modificar o /etc/dnf/dnf.conf e colocar “instalonly_limit=2”, duas entradas do kernel são o suficiente.

1 curtida