Então, estou usando o linux mint 23(Não é a versão Cinnamon e sim a Mate ), e ele tanto pelo terminal quanto pelo explorador de arquivos(no caso o padrão é o ‘caja’), em certas pastas, quando tento entrar ele faz logout automaticamente fechando todos os programas. O que poderia ser?
Computador: - Processador i3 CPU 550 @ 3.20GHz × 4(4º geração).
- 8Gb de Ram(video compartilhado)
- SSD 240 Sandisk com uma partição ext4(linux), e duas nfts(windows e documentos)
- HD 250 Western Digital com uma partição ntfs;
O que notei, é que, quando dá esse erro de logout mas até onde percebi foi quando estava na partição NTFS no HD Western(não no SSD). Por exemplo, se estou no caja e clico na pasta que drá o problema ele faz logout na hora fechando tudo. E se estou no terminal e faço cd <>, mesma coisa. Isso
é bem irritante porque quando estou programando só o fato de entrar na pasta para compilar ou rodar um gradle, ele fecha tudo e faz logout.
Heyyy!
Nunca vi isso! ahaha
É sempre nos mesmos diretórios, ou é aleatório? Usa algum repo de terceiro? Customizou muita coisa no sistema? Já viu se não tem alguma “pegadinha” no seu .bashrc, .bash_aliases, e afins?
Se não, eu aconselho dar uma olhada nos logs do sistema (tem um programa no Mint que facilita bastante isso chamado “Relatórios do sistema”).
1 curtida
Partição NTFS consome muita memória e processamento, se um diretório for muito grande o S.O. se perde acessando o cachê desta área.
Já tive diversos problemas com NTFS se possível evite usar, ou cópia a pasta com windows evitando acumular muitos arquivos e subdiretorios na mesma pasta.
Ou o Windows está usou uma ACL neste diretório que está te ferrando. Cópia também usando windows com permissões abertas no diretorio de destino.
Há ferramentas como o “ntfsfix” ou se possível rodar um defrag colocando o disco em um windows.
Ou se estiver usando criptografia no disco, aí somente com reza.
Mas o melhor mesmo é evitar dor de cabeça e não usar NTFS
A partição ntfs e montado em qual diretório?
https://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?id=81630
Único caso similar que encontrei foi esse aqui e foi resolvido montando a partição em /mnt ao invés de /media
Vale a pena olhar no log do sistema o que causou o reinício do servidor gráfico. sudo journalctl -b
para ver as mensagens da inicialização atual.
1 curtida
Olha, obrigado aí galera pelas respostas! Mas quando olhei esse tópico funcionou em parte. Só que ao contrário que talvez tenha parecido, a minha partição de documentos(projetos, documentos,etc) está em ext4, não em ntfs(Tenho a ntfs para windows, mas nem monto no linux). Mas eu estava montando essa partição na pasta /media/… e aí mudei para a pasta /mnt. Um dos problemas de eu entrar em uma determinada pasta parou de ocorrer! Mas ao entrar numa página(e isso ocorre em certas páginas tanto no Chrome quando no Firefox), o sistema faz logout na hora. por exemplo e entre nesse link do github: https://github.com/Daniel-Pham831/Visualize-a-Maze-Generator-and-some-Path-Finding-algorithms-In-Java e clico na pasta ‘MazeGenerator’ desse projeto. Pronto! Mesmo problema.
Então, já desconfiei disso. E pode até ser né(vai saber), mas mudei algumass coisas como alguns no .bashrc ou algumas mudanças em arquivos de configuração em /etc que não me recordo para tentar tirar o chiado da caixa de som(que só ocorre no linux quando não há sons produzindo), aí modifiquei algumas coisas relacionadas a pulse/audio… No relatórios do sistema não tem nada lá que não seja erros de programas que deram pau há vários dias atrás, mas os motivos não estão relacionados infelizmente…
Ciro_Bessa
17 h
Partição NTFS consome muita memória e processamento, se um diretório for muito grande o S.O. se perde acessando o cachê desta área.
Já tive diversos problemas com NTFS se possível evite usar, ou cópia a pasta com windows evitando acumular muitos arquivos e subdiretorios na mesma pasta.
Ou o Windows está usou uma ACL neste diretório que está te ferrando. Cópia também usando windows com permissões abertas no diretorio de destino.
Há ferramentas como o “ntfsfix” ou se possível rodar um defrag colocando o disco em um windows.
Ou se estiver usando criptografia no disco, aí somente com reza.
Mas o melhor mesmo é evitar dor de cabeça e não usar NTFS
Na verdade a minha partição está no HDD mas na verdade essa que tem documentos é ext4 e não NTFS como coloquei no tópico