Problema HD secundário Manjaro 20 XFCE

Bom dia à todos!

Instalei agora pouco o Manjaro 20 XFCE no meu PC, e não consigo editar, apagar e nem nada no meu HD de backup. Todos os ícones ficam com uns cadeados, e não deixa eu fazer nada.

Como posso resolver isso?

Você tem dual boot? É uma partição NTFS?

Não uso dual boot. Aqui é um SSD de 120GB onde está o Manjaro em ext4, e um HD de 1TB onde estão meus arquivos em NTFS, todos internos. Todo o conteúdo do HD de 1TB está desse jeito.

Como eram arquivos originalmente do Windows (parece), acho que basta apenas dar permissão de leitura e escrita. Abra o gerenciador de arquivos com sudo thunar, vá na partição, clique com o botão direito em qq lugar, propriedades e permissões. Aí é permitir escrita e leitura. Tem como fazer pelo terminal com chmod 777, mas eu não lembro bem como fazer o comando, dá uma pesquisada

Eu tentei, mas não dá certo. Até no thunar já está como leitura/escrita. Muito esquisito.

A solução mais radical seria fazer backup de tudo e formatar. Mas pode haver solução mais suave. Deixa o pessoal sugerir. Se não surgir nada melhor, aí é criar uma partição no espaço vazio, copiar tudo pra nova e deletar a anterior - caso haja espaço para tanto. Para isso, a partição precisará estar desmontada - pode-se fazer essa operação pelo Gparted, por exemplo
O que desconfio é que ela era Windows e o sistema devia estar com hibernação ativada, aí ele trava mesmo

1 Curtida

Pelo terminal !

abra o gerenciador de arquivos em modo root e terá total controle sobre essas pastas

Entendi, acho que vou formatar mesmo. Eu tenho pouquíssima coisa nesse HD, e já que eu tenho possibilidade de fazer um backup completo dele, não preciso ficar sofrendo atoa.

Obrigado pela dica.

1 Curtida

Outro jeito é ajustar as opções de montagem dessa partição no /etc/fstab. Seria um pouco mais avançado mas resolveria qualquer problema de permissões e já configurava a montagem na inicialização (ou mesmo indicar que poderia ser montado posteriormente pelo usuário).

1 Curtida

Abra um terminal e digite isto:

sudo chown kairand:kairand /mnt/sdb1

Substitua “kairand” por seu usuário e o caminho de montagem pelo correspondente ao seu HDD. Só precisa fazer uma vez e pronto. Quando reiniciar vai continuar com as permissões.