Bom dia à todos!
Instalei agora pouco o Manjaro 20 XFCE no meu PC, e não consigo editar, apagar e nem nada no meu HD de backup. Todos os ícones ficam com uns cadeados, e não deixa eu fazer nada.
Como posso resolver isso?
Bom dia à todos!
Instalei agora pouco o Manjaro 20 XFCE no meu PC, e não consigo editar, apagar e nem nada no meu HD de backup. Todos os ícones ficam com uns cadeados, e não deixa eu fazer nada.
Como posso resolver isso?
Você tem dual boot? É uma partição NTFS?
Não uso dual boot. Aqui é um SSD de 120GB onde está o Manjaro em ext4, e um HD de 1TB onde estão meus arquivos em NTFS, todos internos. Todo o conteúdo do HD de 1TB está desse jeito.
Como eram arquivos originalmente do Windows (parece), acho que basta apenas dar permissão de leitura e escrita. Abra o gerenciador de arquivos com sudo thunar
, vá na partição, clique com o botão direito em qq lugar, propriedades e permissões. Aí é permitir escrita e leitura. Tem como fazer pelo terminal com chmod 777, mas eu não lembro bem como fazer o comando, dá uma pesquisada
Eu tentei, mas não dá certo. Até no thunar já está como leitura/escrita. Muito esquisito.
A solução mais radical seria fazer backup de tudo e formatar. Mas pode haver solução mais suave. Deixa o pessoal sugerir. Se não surgir nada melhor, aí é criar uma partição no espaço vazio, copiar tudo pra nova e deletar a anterior - caso haja espaço para tanto. Para isso, a partição precisará estar desmontada - pode-se fazer essa operação pelo Gparted, por exemplo
O que desconfio é que ela era Windows e o sistema devia estar com hibernação ativada, aí ele trava mesmo
Pelo terminal !
abra o gerenciador de arquivos em modo root e terá total controle sobre essas pastas
Entendi, acho que vou formatar mesmo. Eu tenho pouquíssima coisa nesse HD, e já que eu tenho possibilidade de fazer um backup completo dele, não preciso ficar sofrendo atoa.
Obrigado pela dica.
Outro jeito é ajustar as opções de montagem dessa partição no /etc/fstab. Seria um pouco mais avançado mas resolveria qualquer problema de permissões e já configurava a montagem na inicialização (ou mesmo indicar que poderia ser montado posteriormente pelo usuário).
Abra um terminal e digite isto:
sudo chown kairand:kairand /mnt/sdb1
Substitua “kairand” por seu usuário e o caminho de montagem pelo correspondente ao seu HDD. Só precisa fazer uma vez e pronto. Quando reiniciar vai continuar com as permissões.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.