Problema em todos os linux sobre conexão

Tinha instalado Wireguard e Cloudflare. Percebi que fico sem conexão de internet quando não o uso. Então resolvi remover do meu sistema. Mesmo assim agora estou sem conexão com internet. Não é problema com meu ISP, cabo e tão pouco com firewall do roteador ou na máquina. Também isso acontece quando ativa pela primeira vez usando o serviço Tor pelo CLI. Ao desativar a conexão fica dependente do uso. Então não há solução? Pesquisei na internet e não o encontrei.

Nota: Testei no Linux Mint e no Parrot Linux. Então “supostamente” isso acontece em todas as distros.

Você usa o NetworkManager? Se sim, não seria algum perfil que está bloqueando a conexão?

1 curtida

Sim o uso. Já tentei redefinir as configurações de rede (todas). Infelizmente, formatei o Pc usando um backup feito a uma semana atrás. Tentarei corrigir quando o sistema estiver concluído.

É como o sistema fosse depender daquele elemento, mesmo removido. Isso aconteceu comigo anos atrás usando o Parrot Linux ligando pela primeira vez o Tor pelo CLI. Ao desligar, o sistema todo ficava sem conexão com internet.

Talvez quando você desliga o Tor pelo CLI, ele esteja desativando sua interface de rede.

Para verificar qual o nome da sua interface de rede, pode utilizar o comando:

$ ip -c -br a

ou

ifconfig

PS: Rode o comando com a internet up e depois de desligar o Tor para ver se teve mudança.

1 curtida

dá uma olhada no /etc/resolv.conf. nele fica o dns do servidor. aqui mostra como: Capítulo 29. Configuração manual do arquivo /etc/resolv.conf Red Hat Enterprise Linux 8 | Red Hat Customer Portal

1 curtida

Percebi que mesmo reiniciando o Network manager, não funcionou. Tive que usar um backup de uma semana atrás. Isso foi devido ao modo que tinha havia deixado “sempre ligado”, um recurso da Cloudflare pelo CLI. Mesmo removendo a instalação por completo o DNS da Cloudflare (warp-cli), o sistema operacional ainda esperava algum tipo de recurso “dependente” para liberar a conexão com a internet. Substituição de DNS, ativação por Proxy, VPN ou recurso da Cloudflare novamente, porém desativando o warp-cli enable-always-on para warp-cli disable-always-on, antes de ter removido do sistema. Felizmente havia a solução de recuperar por backup.

Também poderia ter tentado esse tutorial: What does "sudo echo nameserver 8.8.8.8 > /etc/resolv.conf" do? - Ask Ubuntu

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.