Problema em Notebook

Olá pessoal.

Por favor, vejam o vídeo do link, que mostrará o defeito. https://youtu.be/0ba-cA-GV4c

Esse é um notebook Samsung RV415. Eu já tentei praticamente todas as distros nele mas sempre aparece esse problema na inicialização.

Aí preciso desligar e ligar novamente, aí ele inicia, mas mostra as seguinte imagem.

Ao passar do tempo, mesmo reiniciando ele, ele não consegue mais dar boot e fica no estado descrito pelo vídeo.

Alguém sabe que problema seria esse?

obs: Eu instalei Windows 7, que na época veio com ele e inicializa normalmente.

Obrigado a todos.

Liste as distros que você instalou.
Qual a configuração do notebook?
Você mexeu na bios para dar boot (lembro que muitos notebooks da Samsung tem um sistema de gerenciamento de inicialização extra como trava de boot)

Apenas repassando a solução dada em outros fóruns:

http://www.vivaolinux.com.br/topico/Notebooks/Problemas-com-a-Instalacao-Linux-no-Samsung-RV415

1º Passo - Restaurar as configurações padrões da BIOS

1. Ao iniciar o computador, pressione a tecla indicada para acessar a BIOS (no meu computador a tecla é F2)

2. No meu computador a tecla para restaurar as configurações padrões é F9, clique nela e confirme em Yes

3. Salve as mudanças e saia da BIOS (no meu computador a tecla para isso é F10)

2º Passo - limpar tudo do HD (partições e dados)

1. Ligue o computador com o DVD de instalação do Windows para que dê boot nele

2. Ao aparecer a tela de idioma (primeira tela da instalação do Windows), clique SHIFT+F10 para abrir a tela de prompt

3. No prompt, digite:

3.1) diskpart

3.2) select disk 0

3.3) select partition #

onde # é o número da partição do Windows, normalmente é 0 (zero)

3.4) detail partition

3.5) clean

3.6) exit

1. Reiniciar o computador

3º Passo - criar as partições

1. Reinicie o computador com o CD/DVD de instalação do Linux para que dê boot nele

2. Selecione a opção de usar o linux sem instalar no computador (Live CD)

3. Ao entrar no linux, abra o terminal e digite “sudo gparted” (sem aspas)

4. Ao abrir a tela do GParted, crie uma nova tabela de particionamento (“Dispositivo > Criar Tabela de Partição…”)

5. Na sequência, particione o HD de acordo com as suas necessidades (não se esqueça de reservar uma parte para a swap). Eu criei na sda1 o Windows (ntfs), na sd2 o Linux (ext4), depois reservei um espaço para os meus dados (ntfs) e, por fim, para a swap (swap-linux)

6. Salve a nova tabela de particionamento (ícone da direita em formato de V - Aplicar/Apply)

7. Reiniciar o computador

4º Passo - Instalar o Windows

1. Reinicie o computador com o DVD de instalação do Windows para que dê boot nele

2. Instale o Windows normalmente, lembrando de instalá-lo na partição reservada a ele

3. Reiniciar o computador

5º Passo - Instalar o Linux

1. Reinicie o computador com o CD/DVD de instalação do Linux para que dê boot nele

2. Instale o Linux normalmente, lembrando de instalá-lo na partição reservada a ele. Neste ponto, o Windows e o Linux estão instalados no computador, mas o computador só dá boot para iniciar o Windows

6º Passo - Finalizar com o Super Grub2

1. Entre no site http://www.supergrubdisk.org/category/download/supergrub2diskdownload/ e baixe o Super Grub2 em alguns dos mirrors (esta etapa tanto faz se está no Windows ou Linux)

2. Ao terminar o download, grave a imagem (.ISO) em um CD/DVD ou em um pendrive com um programa próprio para torná-lo “bootável” (UNetBootIN, por exemplo)

3. Reinicie o computador com o CD/DVD/Pen Drive com o Super Grub2 inserido para que dê boot nele

4. Na tela do Super Grub2, selecione a opção “detect any operating system” e comemore. Neste ponto, tudo deve estar funcionando.

Créditos:
https://www.vivaolinux.com.br/topico/Notebooks/Problemas-com-a-Instalacao-Linux-no-Samsung-RV415

1 Curtida

Instalei Linux Mint, (Cinamonn, XFCE), Fedora (XFCE, Gnome), Zorin Os (XFCE), Manjado (KDE). KDE Neon (KDE) e Ubuntu.

É um AMD-350 ( Eu acho) 4 GB de RAM DDR3 HDD 320 GB.

Não mexi no bios. Está padrão. Dar boot primeiro pelo HD.

Tente as alterações do tutorial.

Como você fez para instalar estando a ordem de boot prioritária pelo HD (sem alteração)?

Ah sim, na primeira vez eu alterei para o USB, depois retornei ao estado inicial. Irei seguir o tutorial. Obrigado.

1 Curtida

Ah sim, mais de uma pessoa conseguiu por esse método tente. A Samsung é igual a finada Sony Vaio (falo da original que não existe mais), é cheia de coisas na bios.