Problema em montar HD externo

Ola pessoal,

Eu estou rodando o Ubuntu Server e achei que estivesse montado um HD externo e usando ele normalmente, mas agora percebi que na verdade não estava usando.

listando meus HDs eu acho ele aqui:
1

Mas achei estranho que o /dev/sdb1 (que é a partição do hd externo) não aparecia quando dava o comnado df no terminal:
2

E pude comprovar isso colocando arquvivos no lugar que teoricamente seria dentro do HD externo e o espaço consumido e tirado do /dev/sda1, ou seja, do meu HD principal.

Eu fiz essa configuração no meu arquivo /etc/fstab pra bootar automaticamente no HD externo, mas como podem ver não deu certo:
(o caminho /media/hd_externo é montado mas ele esta dentro do meu /dev/sda invés de /dev/sdb)

Alguém tem alguma dica?

faça de gnome-disks

O uuid está correto

tente

/dev/sda1 /media/hd_servidor ext4 … 0 0

2 curtidas

Seguindo sua recomendação, eu reconfigurei meu /etc/fstab retirando o “UUID” e colocando diretamente o caminho do HD externo “/dev/sdb1”:

Ao rebootar, pra minha surpresa ele apareceu no comando “df”, o que não acontecia antes. Apareceu mostrando o espaço total e quanto tinha dentro dele já (total de 458Gb e com 1.7Gb sendo consumido):
df_pre_docker

Então resolvi fazer um teste, joguei um arquivo de 1.4Gb dentro do meu HD principal, ou seja, deveria consumir o espaço consumido no /dev/sda2 e foi exatamente isso que mostrou no comando “df” (espaço em uso pulou de 30Gb pra 31Gb):
df_docker_sda2

Então eu movi esse arquivo pra dentro do caminho que montei e de fato o espaço foi retirado do /dev/sda2 e adicionado no /dev/sdb1(saindo de 1.7Gb pra 3Gb consumidos):
df_docker_sdb1

Agora sim parece que está tudo certo :grin:

Vlw @swatquest :+1:

1 curtida

Vc pode ver o juiz pelo comando
lsblk -f