Problema em instalar o Ubuntu em notebook HP

Alguém saber o como instalar ubutnutuno notebook hp

Procedimento padrão.

1 curtida

Bom dia.
@agufl8t , Qual é a sua dificuldade na instalação ?

Um abraço !!!

1 curtida

Não tem segredo nao, so verifica se o note é UEFI e se for desabilita o secure boot. Não esqueça de fazer o pendrive compativel com UEFI.

Estou com um note Acer novo com win 10. Quero fazer um Dualboot com Mint ou Ubuntu.
Vou fazer um pendrive com uefi pra instalar os 2 com uefi. Preciso desabilitar durante a instalação, o Secureboot? Porque? Devo voltar o secureboot depois da instalação? Sim ou não?
Grato.

Tem q desabilitar para o note aceitar o boot pelo pendrive, dpois pode habilitar novamente sim.

Obrigado Diego pela resposta.

Ja formatei o pendrive com Ubuntu 1904 Beta, com Uefi, pelo Rufus, e ele já boota, sem desabilitar o Secureboot.

Só queria entender pra que desabilitar…

Por outro lado qdo. Inicio a formatação lado a lado com win 10, ele não deixa criar a partição fat 512 mb em efi (não aparece a opção de efi).

Ou tem ue desabilitar pra formatação conseguir alterar o boot???

Grato

Geralmente nem boota com security boot habilitado pois ele impede o boot por outro dispositivo, no seu caso pode estar bloqueando a instalação.

Obrigado Diego…

Resolvi instalando o Mint 19.1 e sem desabilitar o Secureboot.

Criei um Pendrive em GPT/UEFI do Mint e instalou.

O Ubuntu 19.04 Beta esta bugado (acho) e não me deixar criar a partição EFI.

Pra mim esta resolvido, não sei pro ciador do tópico.

Grato,

1 curtida

Não sei se o seu problema foi resolvido, mas vou deixar aqui como fiz.
Acontece que quando fui tentar instalar pela primeira vez, o sistema começava a preencher os logs com 0 até não haver mais espaço em disco, então segue a solução.

1) abra a setup e desative todas as placas deixando somente a da LAN. (o principal problema é com a da WLAN).
2) comece a instalação com um cd ou pendrive de boot (procedimento padrão).
3) depois da formatação finalizada você poderá ativar as placas novamente que tudo vai funcionar bem.

estou usando o MINT mas pode instalar a distro que desejar. Passei 3 dias batendo cabeça com o not book HP 246 G6, conseguir rodar o DEEPIN, entretanto dava muito problema, e depois que fiz esses passos rodou qualquer sistema bem liso.

Espero que você também consiga, abraços!

Muito bom @brunoduarth sofro com esse problema ao instalar linux em meu notebook Hp G6 246 a um bom tempo, o meio que usava para tentar instalar era dar live boot na instalação e editar a linha do “grub default” adicionando (pci=NOMSI, pci=noaer) porém no 20.04 esse meio já não funcionava pois o HD enchia tão rápido de erros e zeros que nunca conseguia editar o arquivo, fica aqui meu obrigado pela sua dica.