Dando uma olhada no fórum, vi que alguns já tiveram problemas parecidos, mas nada idêntico.
Recentemente ganhei uma máquina que estava parada (notebook Positivo Motion Q432B) que se enquadraria exatamente no que preciso para o momento: uma máquina leve, com bateria de boa duração e que consegue rodar o Office pra quebrar o galho fora de casa. Mas a lentidão dela pra lidar com o Win10 que veio por padrão era bastante irritante!
Tentei inicialmente o Chrome OS Flex (pra ser um pouco mais amigável para minha esposa). A instalação foi um sucesso, mas o Wi-Fi ficava muito instável (o que não acontecia com o Windows que veio na máquina) e não reconhecia nenhuma saída de áudio: seja os falantes da máquina, fone com fio ou bluetooth (o que tbm não era problema com o SO original da máquina).
Resolvi recorrer a distros mais leves.
Montei o disco bootavel com o Ventoy.
De cara o Legacy crashou na instalação 3 vezes seguidas, desisti dele.
Resolvi tentar o Mint XFCE, mas aparece o erro “Errno 5 input/output error” onde ele alega uma falha no CD/DVD (o que não é o caso, a ISO está em um pendrive, a máquina nem possui leitor CD/DVD hahaha).
Tentei de novo do zero, dando o mesmo erro.
Tentando ligar sem o pendrive conectado, não inicia sistema algum, carrega a página “EFI Shell” com “startup.nsh”. Dando exit caio nas configurações da BIOS e aparece um único disco montado como “[UEFI: Built-in EFI …]”
Parti para o Zorin, mas, para minha surpresa, deu a opção de instalar ao lado do Mint ou apagar dados e partições e instalar o Zorin por cima, optei pela segunda. Tudo ia indo bem até que me deparei com a mensagem “Ubi-partman failed with exit code 10”, onde fechando a janela apresentava novamente o erro de leitura do CD/DVD.
Alguém já encontrou problemas semelhantes com essa máquina?
Desde já agradeço a ajuda.