Problema de resolução de tela no Linux Mint

Tenho o Linux Mint instalado em meu PC, porém após o boot aparece uma a seguinte mensagem no monitor: Cannot display this video mode, change computer display input to 1366x768. Tenho uma placa off NVIDIA GT9600 mas o linux só funciona se eu retirar o cabo de vídeo desta placa e colocar no VGA onboar… Na resolução do linux já está como 1366x768 mas se mudar para a placa off ele começa a carregar mas volta a aparecer a mensagem que necessita a tal resolução.

Meu monitor é Philips 193V

Olá @reinaldopedroso! Bem vindo ao fórum!

O sistema já estava instalado ou é novo?
O driver da nvidia está instalado? (verifique no “Gerenciador de Driver” se o driver 435 está instalado).
É o Mint 19.x, ou mais antigo?

Na verdade, quando fui instalar o mint 19.3 sendo meu monitor ligado na GT9600 já apareceu que tinha que mudar o modo para 1366x768, reiniciei e tentei novamente mas ficava na tela desta resolução, daí retirei o cabo de vídeo da placa off e coloquei na onboard ondfe o mesmo instalou normalmente inclusive com a resolução de 1366x768. Mas se tiro o cabo da onboard e mudo para a offboard aparece que tenho que mudar para 1366x768 e não continua.

Ok, provavelmente só falta instalar o driver da Nvidia então.
Procure pelo aplicativo “Gerenciador de Driver”, espere até a lista aparecer, selecione o driver marcado como “recomendado” e clique em “Aplicar”. Quando terminar, reinicie o PC e verifique se as resoluções mais altas estão disponíveis no painel de controle dos monitores.

Mais infos:
https://linuxmint-installation-guide.readthedocs.io/pt_BR/latest/drivers.html

Mas como o mint vai reconhecer a placa de video off se só consigo abrir ele colocando o cabo no VGA onboard?

A placa está fisicamente instalada, só não está sendo usada. Não tem problema nenhum nisso. O sistema irá detectá-la normalmente.

Realmente o que acontece… Preciso tirar a placa off pois se deixar ela e ligar o pc na onboard não dá vídeo.

Você comentou que ao ligar o sistema usando a saída da placa da Nvidia tudo dá certo, mas a resolução fica ruim. Certo?
Então basta fazer isso, e depois instalar o driver como eu expliquei. Não precisa desconectar a placa do computador, em nenhuma hipótese.

Boa noite.

Acho que não me esclareci direito. Para instalar o mint, com o cabo de vídeo conectado a placa offboard aparece um tempo depois que preciso ajustar a resolução para 1366x768, daí não continua. Preciso retirar a placa fisica off do pc para poder instalar, pq se colocar o cabo de video com a placa off espetada não dá vídeo. Se deixar na onboard sem a placa fisica presente ele abre normal, se colocar não vai. Hoje tentei instalar tanto o OpenSuse 15.1 como o Ubuntu 20.04 com a placa off conectada ao monitor, começa os procedimentos de instalação mas após um tempo aparece: Ajustar para 1366x768 e trava. Se fixer sem a placa off espetada e conectado ao VGA onboard vai tranquilo.

Você já tentou usar a opção “Safe Graphics” que aparece no primeiro menu depois do Boot?
E quando aparece essa opção de mudar a resolução, tudo realmente trava ou apenas demora um pouco? A resolução chega a ficar em 1366x768?

Já tentei e dá a mesma coisa.

A sua placa está funcionando corretamente? Ela não está superaquecendo?
Porque é estranho você conseguir bootar, usar ela durante um tempo e depois travar.

O que você pode tentar fazer é instalar o sistema sem ela, instalá-la novamente e tentar instalar o driver.

No Windows funciona corretamente… até tenho jogos que precisam dela e funciona corretamente.

Agora pouco tentei novamente, dei boot no pendrive com o mint mas nem chega na tela de opções. Já aparece para mudar a resolução para 1366x768. E testei também com SUSE, UBUNTU, DEBIAN, todos a mesma coisa. Se tiro minha placa off aí da tudo certo.

Já tentou?

Já. Mas nem abre a tela… já aparece de cara mudar para 1366x768.

Eu não estou mais entendo nada, cara.
Sem a placa (usando a saída onboard), você consegue ou não instalar o sistema? Acontece algum erro?
Com a placa e usando o modo “Safe Graphics”, o que exatamente acontece? Aparece algum erro? Se você clicar para mudar para mudar a resolução, aparece algum erro?

Sem a placa off no pc consigo. Com ela nada. Se colocar a placa off depois de instalar o mint não parece nenhuma opção, apenas pedindo para mudar para melhor resolução de 1366x768

E o que acontece quando aparece para mudar a resolução?
Se você apertar “Ctrl Alt F1” aparece um terminal, após você clicar em “1366x768”?
Você consegue se logar no sistema?

Boa noite, comigo acaba de acontecer o msm problema, espero q vc ja tenha resolvido, eu resolvi instalando uma versão mais antiga de 2017,Linux Mint KDE 18.2, n apresentou esse erro, se vc conseguiu alguma outra solução poderia me falar pf!