Problema de Renderização no Kdenlive

Salve, meus nobres! Boa noite!

Antigamente eu nunca tinha tido um problema desse tipo com o Kdenlive. Porém, recentemente, eu termino de renderizar todo o meu trabalho para um vídeo (sempre escolho .mp4) e ele simplesmente sai assim:

É algum problema com Codec’s? O que tenho que fazer para resolver?

1 curtida

Olá!

Primeiro ponto você precisa especificar seus ambiente de trabalho completo.
Hardware?
Sistema?
Versões (sistema e softwares em questão inclusive o método de pacote de instalação usou)?
Qual profile usou para o enconder? Mp4 é um container o codec pode variar…
Usou auxílio de placa de vídeo?

Assim, as respostas serão mais assertivas e conseguiremos ajudar com mais propriedade.

1 curtida

MP4 pode ser renderizado com mais de um codec. Note as configurações de codec que você está usando ao renderizar seu vídeo, poste também as configurações da máquina, como o @aarProTech citou.
Poste aqui as configurações de renderização, também.

1 curtida

Boa noite!

Captura de tela_2021-11-20_00-05-32

Usei esse módulo selecionado para renderizar, dentre os primeiros que aparece:

Captura de tela_2021-11-20_00-07-06

Usei não… meu notebook é daqueles comuns para trabalho, então não tem placa dedicada. É aquela comum que vem nos notebook’s.

Quando for renderizar, clica na caixa “Mais Opções”
Lá verá uma caixa com “Processamento Paralelo”
Veja se esta marcada e se sim, desmarque e faça o reder para ver se sai correto.

1 curtida

Vou fazer e assim que terminar já posto o resultado!

Salve, meu confrade.

Infelizmente, o problema continua. Desativei a opção de “Processamento Paralelo” e, ainda assim, apresenta o mesmo problema.

Qual versão método de instalação você fez para okdenlive?
Repositório direto APT? ou Flatpak? ou Snap? ou Appimage?

Outra coisa, sugiro você fazer a remoção do ffmpeg e instalar ele novamente. Pode ter algum problema em codec.

Difícil rastrear por que teria que ir verificando seus updates, versões instaladas, como estão os codecs e etc.

Para fazer um teste e ter certeza de que é algo no conjunto junto ao sistema faz um pendrive live com o Ubuntu Studio, por exemplo, boota com ele e abre o kdenlive (creio que vem nativo já) acessa o HD carrega o projeto lá e faz os testes de render.

2 curtidas

Baixei no repositório oficial mesmo. Seguintes comandos:

add-apt-repository ppa:kdenlive/kdenlive-stable && sudo apt-get install kdenlive

Como faço pra removê-lo e instalá-lo novamente? Sou novato no Ubuntu (usava outras distros) então posso ter feito alguma cagada… será que se eu tentar renderizar para outro formato dá certo?

Vou testar essa opção também. Me perdoa demorar pra responder… é que a vida tá corrida.

Olá!

Entendi. Direto pelo repositório da equipe Kdenlive.
Estranhamente, a equipe do KDE também faz o empacotamento deb e snap e ambos tem tido problemas recorrentes nas versões lançamentos. Pelo menos são os “issues” e relatos.

Para usar a última versão parece que o melhor é baixar direto do site do projeto a versão appimage que salvo engano é feita pelos próprios desenvolvedores do kdenlive.

A outra versão que utilio que funciona muito bem é distribuída em flatpak. Se procurar no flathub (só digitar no google) ele ensina os passos para ativar nas principais distro e instalar. E você pode ter o kdenlive flatpak e o padrão do sistema instalados, até bom para testar diferenças.

Quanto a remover o ffmpeg você pode ir na loja Ubuntu, ou Software, etc Store e procurar pelo ffmpeg e seleciona remover ou pode abrir uma janela do terminal e remover com:

sudo apt remove ffmpeg

*Importante! Primeiro você precisa verificar se o ffmpeg que estiver instalado é do repositório do sistema ou de outro formato tipo snap ou flatpak. Por isso o primeiro caminho de fazer pela loja é mais assertivo já que não conhece bem as particularidades da base Ubuntu.

Daí ja tem algumas coisas para testar ai. Tomara que em alguma situação encontre a solução em si.

Abraço

*depois que voltei ao início do tópico lembrei que você estava num Xubuntu… ai alterei aqui as coisas que coloquei como Pop Store, rs.

2 curtidas

Não sabia que tinha por AppImage… fiquei tão acostumado a baixar tudo via terminal que acabei acostumando. Curioso é que no Manjaro eu usava o Kdenlive de boas, sem nenhum problema desses.

Vou tentar todas as possibilidades e retorno aquI!

1 curtida

Bom… fiz os primeiros testes, reinstalando o Kdenlive e nada. Tentei também salvar em outra extensão e… mesma coisa. Também removi e instalei denovo o ffmpeg e infelizmente, não mudou nada. Só me resta tentar fazer isso que você falou do Ubuntu Studio. :cry:

Edit: acabei de fazer o teste no Ubuntu Studio e, não sei porque cargas d’água, deu certo.

1 curtida

Que bom foi visto que o problema é algo na instalação atual.
Algum item quebrado, alguma incompatibilidade, algum item faltando.
Como eu falei o difícil é sair rastreando.

Um ponto interessante é que nesse meio tempo você tem 3 opções:
a. pesquisar em fóruns de kdenlive e similares sobre renderização com problemas e ir buscando possíveis soluções, assim manterá sua instalação;
b. continuar normalmente sua instalação sem preocupar com o problema, realizar toda edição e etc organizando numa pasta de tal forma que for renderiza, você da boot pelo pen drive carrega o arquivo do projeto e todas dependências de clips, medidas etc e faz o vídeo final;
c. aproveita o momento, faz backup de tudo necessário, formata a instalação colocando o Ubuntu Studio no lugar do Xubuntu que você usa porque ele possui uma base de programas mais direcionada para criação de conteúdo e você terá que preocupar menos com codecs e coisas do tipo.

Com isso penso que é viável você dar como finalizado o tópico uma vez que o problema em si não é o kdenlive e sim algo em seu sistema atualmente. Ou então se seguir pela opção “a” assim que encontrar a solução definitiva postar aqui e fechar o tópico.

Sucesso ai!
Espero ter ajudado.
Valeu!

1 curtida

Imagina, poxa! Sucesso pra você que me ajudou pra caramba. Estou há meses sem gravar vídeo e eu PRECISO lançar esse o quanto antes.

Eu confesso pra você que desde que comecei a usar Linux (faz cerca de 4 anos), eu nunca tive muitos problemas que não fossem erros de ingenuidade minha mesmo. Utilizei o Ubuntu (sem nenhum flavor), Kubuntu, Manjaro e agora o Xubuntu. Ando tendo muitos, muitos problemas de compatibilidade que eu nunca imaginei ter, até pelo fato do Ubuntu ser da mesma filosofia Debian de estabilidade.

Estou estudando a forte possibilidade de migrar para o Fedora ou o Pop_OS por ser mais focado em design. Estou mais inclinado pelo Fedora… afinal uso o note para tarefas administrativas também.

Obrigado, de verdade. Qualquer coisa, manda DM!

Bacana!

Sugiro o Fedora uma vez que na stack open source pelas especificações do seu note deve funcionar muito bem e com inovações como wayland, pipewire, e preferencialmente os flatpaks.

Super importante é pesquisar, informar e buscar ajudas se necessário.
O blog do @fastos2016 é recheado de excelentes conteúdos sobre Fedora e experiência de uso em apps nessas novas tecnologias.

Acessa aqui:

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.