Problema de rede no Linux (Internet Cabeada)

Saudações, estou com um problema ao usar Linux, minha rede de internet não conecta ao ligar o computador, fica aquele “X” vermelho na rede, como se não tivesse nenhum cabo conectado nela. Só depois de reiniciar a CPU que começa a pegar, ou seja, toda vez eu tenho que ligar o computador e depois reiniciar ele pra a internet se conectar. E não, não é problema nos cabos, porque no Windows pega normalmente… Já testei várias distros, Linux Mint 19.1 XFCE, Mate, Cinnamon, Xubuntu 18.04 XFCE, Ubuntu Disco Dingo, Debian, Lubuntu, até a versão 18.2 do Linux Mint e todas continuam com o mesmo problema, pode me ajudar?

Quero largar de vez o Windows, mas com esse problema não dá :frowning:

O ícone fica dessa forma, e depois de apenas reiniciar a maquina, ele simplesmente funciona magicamente

Amigo, poste um pouco mais de informações sobre seu computador. Qual placa de rede, etc…

1 curtida

Intel Pentium CPU G620 2.60GHz
RAM: 4GB
64bit
AMD Radeon 5450

Placa de rede: Realtek RTL8139-810x Family PCI-E Gigabit

Uso um Modem da Multilaser WIFI, internet PPPOE configurada no roteador.

O “ifconfig” fica assim quando eu ligo o computador:

Não veio o ifconfig. Veja se consegue postar novamente.

Mas pelo que andei lendo, esse chipset é meio problemático no Linux.

Tenta digitar isso aqui no terminal:

echo “modprobe 8139too” | sudo tee -a /etc/modules

Depois reinicia.

Outra opção é: Se, depois de ligado a rede não funcionar, abra o terminal e digite:

ifconfig eth0 up

E veja se funciona a rede.

1 curtida

ifconfig eth0 up já tinha tentado e aparece “dispositivo inexistente”

E o primeiro comando não adiantou também, continua…

Acabei de ver que no Linux o driver de rede instalado está:
Network:
Device-1: Realtek RTL8101/2/6E PCI Express Fast/Gigabit Ethernet **
** driver: r8169

Mas não sei se é motivo pra acontecer isso…

OI @welllocke e @AraujoCarlosEdu!

Vós vos esqueceste de instalar e configurar outras coisas. Não adianta aplicar apenas esse comando. Treinei @lunita e ela conseguiu resolver o problema da wifi no Manjaro.

@lunita, por favor, passa os comandos e treina-o que eu te passei e te treinei, para @welllocke .

1 curtida

Oi @welllocke. Primeiro vc tem que instalar o net-tools

sudo apt-get update -y
sudo apt-get install net-tools -y 

Depois vc insere o comando que o Carlos te passou e reinicia.

echo “modprobe 8139too” | sudo tee -a /etc/modules

Se não funcionar, coloca esse e reinicia

echo "blacklist dell-rbtn" | sudo tee /etc/modprobe.d/dell-rbtn.conf

2 curtidas

Na hora de dar apt-get update -y tá dando erro em alguns arquivos, algo como:

O repositório pode não estar mais disponível ou pode não ter sido possível entrar em contato com o mesmo devido a problemas de rede. Caso esteja disponível, uma versão mais antiga do índice que falhou será usada. Senão o repositório será ignorado. Verifique sua conexão de rede e certifique-se de que o endereço do repositório esteja correto nas preferências.

Enfim, de toda forma não funcionou… Talvez seja porque não atualizou todos pacotes, não sei… Vou tentar esse último comando agora

2 curtidas

É, testa. Eu só passei aquele rolé do net-tools, pelo que o colega ali em cima disse do teu iconfig. Mas, normalmente, quando eu instalo distros Ubuntu, eu só jogo esse código que eu te passei e funciona.

Incrível, não funcionou também…

Hey, você já tentou configurar a rede sem utilizar o NetworkManager? Já tentou colocar as informações manualmente(static) sem utilizar DHCP?

Bom, verificar se não fez a instalação de um firmware de rede errado porque, já vi usuários instalando um firmware errado achando que é o correto e acaba impossibilitando o funcionamento da rede.

Você sabe qual nome padrão que sua interface de rede recebe? Por exemplo algumas maquinas não utilizaram eth0, logo não adiantaria tentar ativar uma interface que não existe.

Em redes locais bem configuradas da pra brincar dando nome diferentes para cada maquina, exemplo eth0,eth1,eth2,eth3, etc. Vejo maquinas mais recentes utilzando ens32, ens33 mas, isto nada mais é que um nome.

Pela imagem do ifconfig que você passou o seu sistema nem configurou a rede. Então configure ela manualmente e veja se há resultado.

Primeiro
Veja a saída deste seguinte comando…

sudo dmesg | grep -i eth
[    1.510948] e1000 0000:00:03.0 eth0: (PCI:33MHz:32-bit) 08:00:27:10:73:eb
[    1.510955] e1000 0000:00:03.0 eth0: Intel(R) PRO/1000 Network Connection
[    1.514587] e1000 0000:00:03.0 ens33: renamed from eth0

É um exemplo que pode acontecer o nome da sua interface ser alterada durante o boot para ens33 então, neste caso se você tentar configurar uma rede para eth0, não vai adiantar porque está interface foi renomeada para ens33 durante o boot.

Segundo
Configurar o arquivo em /etc/network/interfaces conforme as informações passadas:

$ sudo nano /etc/network/interfaces

Static:
Mas para fazer isto você deverá saber qual faixa de ip local que seu modem está utilizando e distribuindo para seu dispositivo.

auto ens33
iface ens33 inet static
           address 192.168.1.6
           netmask 255.255.255.0
           dns-nameservers 192.168.1.2
           gateway 192.168.1.2

DHCP:

auto ens33
iface ens33 inet dhcp

Terceiro
Você pode desativar a renomeação da interface durante o boot.

$ sudo nano /etc/default/grub

Procure por GRUB_CMDLINE_LINUX=""

Altere para:

GRUB_CMDLINE_LINUX="net.ifnames=0 biosdevname=0"

Após alterar salve e saia do arquivo e digite:

$ sudo grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg
 Generating grub configuration file ...
 Found linux image: /boot/vmlinuz-4.9.0-3-amd64
 Found initrd image: /boot/initrd.img-4.9.0-3-amd64
 done

E reinicie o sistema.

Se não resolver, Espero que lhe ajude de alguma maneira. :wink: :slight_smile:

1 curtida

O mesmo problema aconteceu comigo, após atualização que fiz no Linux Mint LMDE 4. Alterei o GRUB conforme explicado no 3º passo e funcionou. Obrigado!

1 curtida