Problema de Performance no Linux

Recentemente voltei a usar linux, Xubuntu 20.04 LTS (distro que usava antes normalmente) e após algumas horas de uso o sistema começou a travar como se o FPS estivesse baixo, isso mesmo sem utilizar muito o processador e a memória, isso sempre acontece depois de alguns minutos usando, sendo necessário reiniciar o PC para voltar ao normal, e nem isso funciona as vezes.

Testei diversas outras distros, como Mint XFCE, Linux Lite, Zorin OS Lite, Lubuntu, Kubuntu, e em todas era o mesmo problema. Até antes de instalar o SO, somente testando começa a travar.

Utilizo dualboot com Win 10 e ele funciona normalmente mesme em situações estressantes.

Eu utilizava o Linux no meu HDD normalmente e depois que eu comprei o SSD e instalei o Linux que começou esse problema, mas mesmo instalando no HDD agora da o mesmo problema.
E o Win 10 funciona no SSD normalmente.

Meu Notebook é um Acer Aspire 5733
Bios InsydeH2O Version V1.09
Intel i3 M 370 2.4ghz
8gb RAM

São distribuições com a mesma base, logo você “apenas trocou de skin”.
Experimente instalar o Solus Mate ou o Manjaro XFCE e veja se o problema persiste

Mas eu utilizava antes sem problemas, não sei se é alguma incompatibilidade de hardware.

Opa, entendo. Também me encontrei na mesma situação, acabei decidindo trocar de distro para ver, testei o Fedora e adorei, ficou ótima a performance. Segue o conselho do @JG22 e teste outra distro, eu posso recomendar o Fedora com Gnome. Mas realmente é meio estranho isso ai…

1 curtida

Ah, vi que você costuma usar XFCE, tem o Fedora com XFCE também

Vou fazer isso, vou testar outra distro e ver se da certo. Mas muito obrigado.