Depois de fazer o processo (coloquei aqui em baixo), o grub exibe um “falta de linux system file”, assim não consigo dar boot, Alguém sabe o que fiz de errado:
obs.: estou aprendendo a instalar o arch, então fiz todo esse processo no virtualbox.
obs. 2: segui os passos do titio Dio (vídeo e artigo).
Melhor lugar que tem é a ArchWiki, tutorias assim do jeito “raíz” ficam obsoletos rápido. Se o seu intuito é aprender, leia a wiki. Se for para instalar e brincar na VM, instale usando o archinstall ou usando o Arch GUI
Os wireless, wpa, dialog, dosfstools, mtools, applet, sudo da vida são inúteis, pois já vem como dependências de outros pacotes (como o base).
Como pacotes adicionais no pacstrap, a wiki recomenda:
Gerenciador de redes → networkmanager OU wpa_supplicant (recomendo mais o primeiro);
Firmwares adicionais;
Editor de texto;
Manuais → man-db, man-pages, texinfo.
Não recomendo muito o archinstall, da última vez que usei ele quebrou o sistema e quase que quebrava o SSD junto
Eu quero tanto aprender, quanto testá-lo. Lerei a wiki (talvez só depois desses feriados, espero que consiga entender tudo antes das voltas as aulas). Obrigado!
Imaginei que estaria um pouco desatualizado, o vídeo já tem um tempinho, e lendo um pouco na net, descobri que o “wifi-menu” não estava funcionando, logo, outras partes também poderiam não funcionar. Obrigado! Vou à luta pelo Arch (nunca imaginei que diria isso kkk)
dev/sda1 300M (coloque o tamanho que você achar adequado) EFI System Partition (não me recordo o nome nas opções do cfdisk, mas é algo parecido. Eu recomendo o uso do gdisk)
mkfs.fat -F 32 /dev/sda1
Dá uma conferida nesse vídeo. Pode te ajudar a entender o processo de instalação.
O usuário foi criado, porém está ocorrendo falha de login.