Depois de fazer o processo (coloquei aqui em baixo), o grub exibe um “falta de linux system file”, assim não consigo dar boot, Alguém sabe o que fiz de errado:
obs.: estou aprendendo a instalar o arch, então fiz todo esse processo no virtualbox.
obs. 2: segui os passos do titio Dio (vídeo e artigo).
Melhor lugar que tem é a ArchWiki, tutorias assim do jeito “raíz” ficam obsoletos rápido. Se o seu intuito é aprender, leia a wiki. Se for para instalar e brincar na VM, instale usando o archinstall ou usando o Arch GUI
Os wireless, wpa, dialog, dosfstools, mtools, applet, sudo da vida são inúteis, pois já vem como dependências de outros pacotes (como o base).
Como pacotes adicionais no pacstrap, a wiki recomenda:
Gerenciador de redes → networkmanager OU wpa_supplicant (recomendo mais o primeiro);
Firmwares adicionais;
Editor de texto;
Manuais → man-db, man-pages, texinfo.
Não recomendo muito o archinstall, da última vez que usei ele quebrou o sistema e quase que quebrava o SSD junto
Eu quero tanto aprender, quanto testá-lo. Lerei a wiki (talvez só depois desses feriados, espero que consiga entender tudo antes das voltas as aulas). Obrigado!
Imaginei que estaria um pouco desatualizado, o vídeo já tem um tempinho, e lendo um pouco na net, descobri que o “wifi-menu” não estava funcionando, logo, outras partes também poderiam não funcionar. Obrigado! Vou à luta pelo Arch (nunca imaginei que diria isso kkk)
dev/sda1 300M (coloque o tamanho que você achar adequado) EFI System Partition (não me recordo o nome nas opções do cfdisk, mas é algo parecido. Eu recomendo o uso do gdisk)
mkfs.fat -F 32 /dev/sda1
Dá uma conferida nesse vídeo. Pode te ajudar a entender o processo de instalação.
O usuário foi criado, porém está ocorrendo falha de login.
Obs.: parece que ocorreu falha de pacote na instalação, não sei se é isso que está afetando, deixarei a máquina para caso alguém saiba como resolver, porém pretendo criar outra para ver se era isso. (só não farei isso agora, não estarei em casa esses dias).
Tudo bem, tem grande chance de minha teimosia ter causado esse problema (eu vi o erro enquanto instalava, porém persisti). Obrigado pelo tutorial, darei uma olhada. Já consegui chegar na interface, agora é só corrigir os erros e alcanço o Arch.
Por nada amigo. Lembro quando eu instalei o Arch pela primeira vez fiquei mais de 2 horas para instalar, mas depois foi só alegria. Não desista é uma distro muito boa e muito estável e se você instalar por Btrfs ai você fica mais tranquilo ainda. Não tive nem uma dor de cabeça quando estava com o Arch, mas tmb não usei o AUR.