Problema de instalação de Linux após reset de BIOS (erro durante extração)

Pessoal, tudo bem? Preciso de ajuda para diagnosticar um problema que estou enfrentando após resetar minha placa-mãe Biostar B450MHP.

Contexto:

• Placa-mãe: Biostar B450MHP

• CPU: Ryzen 5 4600g

• RAM: 8gb 3200mhz kingston fury

• Fiz reset da BIOS e configurei:

• CSM desativado

• Secure Boot desativado

• SATA AHCI

• XMP/DOCP desativado

• PBO / Core Performance Boost desativado

Problema:
Tento instalar qualquer Linux (Pop!_OS, Ubuntu, etc.) via pendrive bootável e a instalação sempre falha durante a extração do sistema base. No Pop!_OS 24.04, por exemplo, o log mostra:

[DEBUG distinst:crates/squashfs/src/lib.rs:166] "unsquashfs" "-f" "-d" "/tmp/distinst.QHgY7YkyHguR" "/cdrom/casper_pop-os_24.04_amd64_nvidia_debug_443/filesystem.squashfs"
[ERROR distinst:src/installer/state.rs:37] extracting error: archive extraction failed with status: exit status: 1

• Testei outro HD → mesmo erro

• Pendrive/ISO refeito → mesmo erro

• RAM testada com memtest → sem erros

• Particionamento manual → não resolve

Parece um problema com o Arquivo, tem 2 perguntas que devo fazer

Você baixou novamente a ISO e verificou o Checksums dela?

Você usou qual programa para fazer o Pendrive?

Sim fiz a verificação, inclusive testei outras isos de outras distribuições; ubuntu, manjaro e mint.

O programa que eu estou usando é o Ventoy.

e o Pendrive, já tentou usar outro? Não me parece ser um erro de configuração, eu já fiz cada instalação errada de linux por conta de configuração errada e nunca vi
e sendo um erro de falha de extração de arquivo

Também, primeira vez que isso me aconteceu.

Durante os testes eu fiz a troca do pendrive e mesmo assim continuo.

Inclusive, eu tentei fazer até mesmo o processo de montagem manualmente pelo modo live, mas aconteceu a mesma coisa, tentei em outro HD, mas sem resultados.