Há muito tempo tenho tido um problema no meu notebook ao tentar suspender e já tentei várias coisas mas nada funcionou.
O que acontece é que ao retornar da suspensão, primeiramente já ocorre uma demora para iniciar novamente, mais ou menos uns 20 segundos, mas ele consegue iniciar com tudo aberto porém com o seguinte detalhe: o WiFi está morto.
E não adianta reiniciar o NetworkManager, nem o driver, eu simplesmente preciso reiniciar o notebook para voltar a funcionar.
Alguém já passou por esse problema e conseguiu resolver?
Meu notebook é um Asus TUF Gaming F16 e utilizo Arch Linux.
vc poderia pegar outra distro não baseada no arch e instalar num pendrive. veja se é possível suspender do pendrive e ver se acontece o mesmo no retorno. pode ser um problema só do arch.
Parece que tava rolando um problema com a transição entre os estados de energia do barramento PCI Express. Por padrão, o sistema tenta colocar a placa de rede no estado de economia de energia mais profundo, conhecido como D3cold, onde a alimentação principal é removida do dispositivo.
Então desativei isso via udev:
Deve-se identificar o identificador do barramento PCI do dispositivo usando o comando:
lspci -nnk | grep -i network.
Um identificador típico seria 0000:01:00.0.
Deve-se criar o arquivo /etc/udev/rules.d/99-rtw89-d3cold.rules: