Problema de inicialização do WiFi após suspensão do notebook

Olá, pessoal!

Há muito tempo tenho tido um problema no meu notebook ao tentar suspender e já tentei várias coisas mas nada funcionou.

O que acontece é que ao retornar da suspensão, primeiramente já ocorre uma demora para iniciar novamente, mais ou menos uns 20 segundos, mas ele consegue iniciar com tudo aberto porém com o seguinte detalhe: o WiFi está morto.

E não adianta reiniciar o NetworkManager, nem o driver, eu simplesmente preciso reiniciar o notebook para voltar a funcionar.

Alguém já passou por esse problema e conseguiu resolver?

Meu notebook é um Asus TUF Gaming F16 e utilizo Arch Linux.

1 curtida

vc poderia pegar outra distro não baseada no arch e instalar num pendrive. veja se é possível suspender do pendrive e ver se acontece o mesmo no retorno. pode ser um problema só do arch.

Ta me cheirando a problema de gerenciamento de energia…
Realmente não sei, ainda mais sendo no Arch.
Se fosse outro OS eu diria que era isso :slight_smile:

1 curtida

Ao utilizar o kernel LTS, ele retorna da suspensão muito mais rápido, porém o WiFi ainda apresenta problema.

FINALMENTE CONSEGUI!!!

Parece que tava rolando um problema com a transição entre os estados de energia do barramento PCI Express. Por padrão, o sistema tenta colocar a placa de rede no estado de economia de energia mais profundo, conhecido como D3cold, onde a alimentação principal é removida do dispositivo.

Então desativei isso via udev:

1. Deve-se identificar o identificador do barramento PCI do dispositivo usando o comando:

lspci -nnk | grep -i network.

Um identificador típico seria 0000:01:00.0.

1. Deve-se criar o arquivo /etc/udev/rules.d/99-rtw89-d3cold.rules:

SUBSYSTEM=="pci", KERNEL=="0000:01:00.0", ATTR{d3cold_allowed}="0"

1. Aplicar regra:
    sudo udevadm control --reload-rules && sudo udevadm trigger

Isso foi o que funcionou pra mim com placa de rede Realtek com driver rtw89_8852be.

lspci -k | grep -A 3 -E “Network”
0000:38:00.0 Network controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8852BE PCIe 802.11ax Wireless Network Controller
Subsystem: AzureWave Device 5471
Kernel driver in use: rtw89_8852be
Kernel modules: rtw89_8852be
[gabs@arch ~]$