Bom dia Galera !
Estou tendo problemas com a internet cabeada no Manjaro.
Após a instalação reparei que estava sem conexão cabeada funcionando apenas wifi utilizando um adaptador usb que eu tenho e usei pra teste.
Tentei entrar com o pen drive em modo live e também reparei que ele não acessa a internet, acredito que seja algo de configuração mesmo mas como não tenho experiência, preciso de ajuda.
Tenho dual boot com Windows 10 e nele para que a internet funcionasse, precisei alterar nas opções avançadas do adaptador de rede a opção “Velocidade e Duplex” para " 100mbps Full duplex" já que com a opção no Auto não funcionava.
Minha placa mãe é uma Asus um pouco antiga, socket 775 ainda, se não me engano o modelo é asus p5qpl-am e o adaptador de rede é um Atheros.
Desde já agradeço !
O que me parece é que, por algum motivo, o kernel não tenha o módulo adequado pra tua placa de rede, o que exigiria a instalação manual. Joga aqui a saída do lsusb e do lspci pra gente ver - é possível que o driver esteja disponível no AUR (mas usá-lo pode ser arriscado). Com mais info fica mais fácil procurar alguma solução…
Boa noite galera !
Segue um screenshot do retorno dos comandos:
Ah, o infame Qualcomm Atheros… que kernel vc está usando?
Vish, aí você me pegou kkkkkkk.
Agora eu estou em aula utilizando o Windows por causa da internet daí não consigo olhar agora kkkkk.; Mas eu fiz a instalação padrão tem umas duas semana, acho que seja o 5.13.x, mas caso seja preciso em específico posso mandar mais tarde.
1 curtida
Experimenta instalar o 5.10 e o 5.4, de repente um deles funciona
Vou tentar então, aliás já aproveitando… Mudando a versão do Kernel, quais mudanças vão ocorrer ? Tipo, alguma funcionalidade, algo assim ? Aliás, outra dúvida, para fazer a instalação do novo kernel, posso baixar o “novo” e “marcar a caixinha” naquele gerenciador de versões ou preciso desinstalar completamente?
As mudanças são pouco perceptíveis, talvez algum desempenho melhor - exceto se algo não funcionar, depende dos módulos e drivers que venham em cada um deles. Uma exceção são os kernels customizados, como zen, hardened ou xanmod, que tem usos diferentes e sim apresentam mudança notória de desempenho.
Quanto a ter vários kernels, é o recomendado no Manjaro. É legal ter esse mais recente (agora é o 5.14) e um ou mais LTS, no caso o 5.4 e o 5.10
Boa tarde !
Desculpa a demora em responder.
Tentei a solução do Kernel, mas sem sucesso.
Porém reparei uma coisa na inicialização do sistema.
Aparece algumas falhas e uma dependência se não me engano, vou encaminhar uma foto para ver se conseguem me ajudar.
Acredito que posso ter ligação com a falta da internet, já que ele fala do dhcpcd.
Segue a foto:
Se alguém puder me ajudar a entender o que significa aquela primeira linha que fala da sda também ficaria muito grato !
1 curtida