Problema com zsch e node

Boa tarde pessoal!! Tudo certo?
Atualmente comecei a desenvolver no node alguns projetos js e hoje “do nada” apareceu alguns erros no meu terminal, sendo eles:

/home/user/.zshrc:source:111: arquivo ou diretório inexistente: /home/user/.nvm/versions/node/v20.4.0/lib/node_modules/zsh-history-enquirer/zsh-history-enquirer.plugin.zsh
/home/user/.zshrc:source:112: arquivo ou diretório inexistente: /home/user/.nvm/versions/node/v20.4.0/lib/node_modules/zsh-history-enquirer/zsh-history-enquirer.plugin.zsh

Não consegui encontrar nada na net e então vim pedir a ajuda de vocês. Alguém já passou por isso/ sabe resolver?
Tenho medo de ser algo mais importante do que eu pense que é

Ou atualizar o sistema? Aqui no Arch acontece de vez em quando ao atualizar com o pacman, minha forma de burlar é usando o pamac no lugar. Tenta atualizar globalmente os pacotes npm com sudo npm upgrade -g && sudo npm audit fix

1 curtida

Pelo que eu entendi a sua config do zsh carrega o plugin zsh-history-enquirer, que por sua vez é instalado através do npm/node. Quando você começou a mexer no node ele deve ter atualizado o plugin ou alterado alguns arquivos/diretórios e agora o zsh não está o encontrando mais.

O ideal é vc instalar o plugin de novo da mesma forma como foi instalado antes ou alterar o .zshrc manualmente (nas linhas 111 e 112)

1 curtida

O Arch nunca interfere com os arquivos de configuração do usuário e nem do sistema quando modificados. Quando o usuário modifica algum arquivo de sistema, o pacman exibe um aviso (warning) para que o usuário faça as manutenções necessárias. Por isso é importante ficar atento às mensagens durante a atualização ou ficar de olho no log em /var/log/pacman.log

Aqui eu criei um alias para facilitar:
alias paclog='grep -nC 2 --color=auto warning: /var/log/pacman.log'

Não sei exatamente o que o pamac faz para contornar isso, talvez ele sobrescreva os arquivos modificados pelo usuário. Assim o pacote que os utiliza tem a versão mais recente e não ‘quebra’ por faltar alguma configuração padrão, mas o usuário precisa fazer as modificações novamente quando isso acontece.

2 curtidas

Alterei o zsh e deu certo!! Foi um alívio tremendo hehehe
Obrigado pela ajuda Bruno :grin: :grin:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.