To com um leve problema no meu Linux Mint relacionado ao WIFI, o driver padrão nao funciona direito, ele simplesmente ou nao conecta no meu wifi ou quando conecta fica com ping alto e velocidade baixa, sem falar q o alcance do adaptador cai pela metade(no windows 10 eu fico com cerca de 90% de intensidade de sinal 8ms e 80mb de download/upload, ja no Mint eu fico com cerca de 27% de sinal, 190ms e 5mb de download/upload), ja tentei instalar o driver oficial e outras alternativas e nao muda nada.
@NatanEffects, Oi, boa tarde! Já pesquisou pelo firmware do adaptador? Na grande maioria das vezes o problema não é com o modulo do WIFI mais sim a falta do firmware correto para sua placa de rede WIFI.
Obs:
Vá no terminal e digite o seguinte comando
sudo systemctl restart “Nome do serviço”.service
Em nome do serviço, coloque o nome referente ao DHCP da sua distribuição, se faltar qualquer firmware ele vai te retornar o possível firmware que está faltando. Depois instale, reinicie a máquina. Após isso deve está normal.
Obs: O comando acima é para reiniciar o serviço do DHCP, é por que no momento eu não lembro o nome do serviço referente ao DHCP. E é apenas para verificar se o sistema reconhece a falta de algum “Firmware de rede”. Tem outras opções mais essa eu acho mais simples é só reiniciar e se tiver faltando ele vai te mostrar como saida ao reiniciar o serviço.
Obs: Se caso você fizer o comando e ele não reiniciar normal o seu serviços
utilize $ sudo systemctl status “Nome do serviço do DHCP”.service e ele vai te mostrar possíveis falhas que esteja impedido com que o Mint funcione corretamente com a placa de Rede.
Opinião pessoal:
Se fizer tudo isso e não retornar nada nem um erro, acredito que sua placa esteja sim funcionando 100%. No meu ponto de vista as distros linux são bem mais transparentes e precisas do que o Windows. Provavelmente não seja um erro apenas que o Mint esteja mostrando de forma mais precisa e transparente do que o Windows.