Problema com WiFi (lentidão na conexão)

Boa noite galera, uso Ubuntu 18.04 a mais ou menos 1 ano e meio sem nenhum problema, instalei em um outro notebook o mesmo sistema, porém verifiquei que a velocidade da conexão neste outro notebook está muito lenta, mesmo se eu estiver ao lado do roteador, não aparece todas as “barrinhas” cheias, e meu notebook antigo a internet funciona normalmente. Procurei algumas soluções na internet mas não encontrei nada parecido.

Sou novo no fórum se não estiver seguindo alguns padrões, me ajudem a formatar corretamente por favor :pray:t4:.

Desde já muito obrigado

Isso aconteceu comigo quando testei o Linux Mint em notebooks diferente, acredito que seja algo relacionado ao kernel utilizado, pois é ele quem gerencia essa comunicação entre software e hardware, resumidamente.

Pode ser interessante fazer teste com uma distro diferente via usb, fazer um teste com ubuntu 19 ou, por que não, com o ubuntu 20.

Não recomento mudar o kernel do ubuntu 18, pós acarretaria mais problemas do que solução, se não modificar de maneira correta.