Problema com Wi-Fi 5GHz no ZorinOS

Olá, a todos!

Recentemente, migrei para o ZorinOS, e essa é minha primeira experiência com Linux. Notei que minha rede Wi-Fi padrão (2.4GHz) funciona normalmente, mas não consigo encontrar minha rede 5GHz. Nem mesmo tentando conectar manualmente através de “redes ocultas” obtive sucesso.

Antes de usar o ZorinOS, eu estava no Windows 10 e conseguia me conectar ao Wi-Fi 5GHz sem problemas, o que me deixou intrigado com a situação no Linux. Fiz algumas pesquisas e testes. Consultando o ChatGPT, obtive a resposta de que minha placa de rede não suportaria 5GHz. Porém, isso não faz sentido, já que no Windows a conexão funcionava normalmente.

nformações sobre a minha placa de rede:
Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet Controller (rev 15)
Network controller: Qualcomm Atheros QCA9565 / AR9565 Wireless Network Adapter (rev 01)
Driver utilizado: ath9k

Desde já, agradeço pela atenção!

Boa Tarde Amigo, já tentou atualizar os drivers de seu sistema?

Boa tarde, já sim, os drivers estão todos atualizados. O unico “desatualizado” é o ath9k, pensei em instalar o ath10k que, segundo o chat gpt tem suporte ao 5g ele me retornou que não tem motivos para instalar já que não é compativel com minha placa de rede.

Tente instalar o pacote r8168-dkms, reinicie e veja se consegue conectar na rede 5 GHz.

Redes 5g ainda não aparece, nem se conectando manualmente por rede ocultas

Use Ubuntu. Aqui n precisa baixar (muitos) drivers.

Mas será que daria bom? Aparentemente é o driver que o Zorin usa “ath9k” que é o limitador pois ele não tem suporte para o 5G. O queridissimo chat gpt retornou que meu hardware não funcionaria com o ath10k que tem o suporte para o 5G. Se é um driver que todas as distros usam para a controlado, mudar para o ubuntu daria no mesmo se pa

tente reinstalando esse driver ou remova-o

Remover eu fico sem internet. Já fiz a reinstalação do pacote do kernel que é onde ele vem e nadica de nada :weary: :weary:

veja esse driver alternativo. quem sabe funciona com seu dispositivo?

vc poderia instalar num pendrive uma outra distro que não seja baseado no ubuntu, como o manjaro ou big linux, rodar no modo live sem instalar e ver se reconhece. se reconhecer, o problema é do driver do zorin.

O driver não funcionou, instalei o windowns novamente e ele reconheceu o 5g, testei também o manjaro e também reconheceu o 5g.

então vc provou que o problema é o driver que o zorin usa e que é compilado pelo ubuntu. bom que funcionou no manjaro.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.