Recentemente, migrei para o ZorinOS, e essa é minha primeira experiência com Linux. Notei que minha rede Wi-Fi padrão (2.4GHz) funciona normalmente, mas não consigo encontrar minha rede 5GHz. Nem mesmo tentando conectar manualmente através de “redes ocultas” obtive sucesso.
Antes de usar o ZorinOS, eu estava no Windows 10 e conseguia me conectar ao Wi-Fi 5GHz sem problemas, o que me deixou intrigado com a situação no Linux. Fiz algumas pesquisas e testes. Consultando o ChatGPT, obtive a resposta de que minha placa de rede não suportaria 5GHz. Porém, isso não faz sentido, já que no Windows a conexão funcionava normalmente.
Boa tarde, já sim, os drivers estão todos atualizados. O unico “desatualizado” é o ath9k, pensei em instalar o ath10k que, segundo o chat gpt tem suporte ao 5g ele me retornou que não tem motivos para instalar já que não é compativel com minha placa de rede.
Mas será que daria bom? Aparentemente é o driver que o Zorin usa “ath9k” que é o limitador pois ele não tem suporte para o 5G. O queridissimo chat gpt retornou que meu hardware não funcionaria com o ath10k que tem o suporte para o 5G. Se é um driver que todas as distros usam para a controlado, mudar para o ubuntu daria no mesmo se pa
veja esse driver alternativo. quem sabe funciona com seu dispositivo?
vc poderia instalar num pendrive uma outra distro que não seja baseado no ubuntu, como o manjaro ou big linux, rodar no modo live sem instalar e ver se reconhece. se reconhecer, o problema é do driver do zorin.