Problema com SSD no Linux

Notei que a velocidade de escrita do SSD no Ubuntu 19.04 esta muito inferior do que no Windows, tem algo que eu possa fazer pra melhorar isso?

Eu copiando um arquivo de 4Gb a escrita vai de 120Mb a 140Mb no Ubuntu, já no Windows ela fica entre 250Mb a 380Mb.

Meu sistema é o Ubuntu 19.04 e o SSD é um Samsung EVO 860

Faz um teste de performance e manda um print! → How to check hard disk performance - Ask Ubuntu

Meu HD está com esse desempenho!

Eu tenho essa impressão também, mas acho que o Windows é que fica mais lento com um HD normal kkkk.
Brincadeiras a parte, na ultima formatação mudei o sistema de arquivo de ext4 para btrfs, ainda estou testando para ver se tem alguma diferença.

Já tentou ativar o cache do SSD no Gnome Discos?

Bom dia Akira, eu estou tendo problemas com a instalação do meu ssd , eu tirei ele pra fazer uma limpeza e ele apagou todos os dados. Agora não consigo instalar nenhum sistema, pois ao na opção live ele não aparece nem no gparted e nem no disco? se tiver algum passo passo pra instalar e puder me indicar, agradeço , já clonei , já formatei e ele continua não funcionando . O curioso é que o HD samsung original funciona dual boot, one boot tanto linux quanto windows.