Problema com reprodução de som/áudio

Olá, recentemente tive a ideia de migrar para o linux e andei testando algumas distribuições ultimamente, apesar de conhecer um pouco de linux a bastante tempo, ainda me vejo como alguém muito leigo para determinados assuntos, como por exemplo, reconhecimento de drivers e acho que encontrei algo em comum com todas as distros que já testei, elas sempre apresentam esse problema com o notebook que estou usando.

Ao instalar o Linux Mint Cinnamon 21.3 no meu notebook me deparei com esse problema de som, então tive a ideia de testar o conector de saída de som (p2) e fones Bluetooth e ele esta funcionando corretamente, mas não consigo fazer o sistema reproduzir som para os próprios auto-falantes do notebook.

Heyy, @Troid , bem vindo ao forum!

Primeiro, só para garantir, você tem certeza que o som do notebook está funcionando?

É muito pouco provável que seja um problema de driver, pois o driver de som é o mesmo para a saída P2 e as caixas de som. Além disso, nunca vi um driver de som proprietário, como são os drivers da NVidia, por exemplo, que precisam ser instalados posteriormente. Porém, já que você está no Linux Mint, que é um derivado do Ubuntu, você pode utilizar o programa “Drivers adicionais” para verificar isso. Caso exista algum driver que não esteja instalado, vai aparecer na lista.

E para podermos te ajudar melhor, o ideal é que você colocasse a marca/modelo do notebook, para conseguirmos pesquisar os componentes do notebook e seus respectivos drivers.

Olá, obrigado pelo esclarecimento, verifiquei se havia algum drive para ser instalado e não tinha nenhum, utilizo o notebook da marca CCE, modelo Ultra Thin N325

Encontrei esse tópico (PROBLEMAS COM O AUDIO - BigLinux o Linux Brasileiro) no fórum BigLinux que se assemelha ao seu caso.
A solução foi utilizar o “Alsa Mixer” para aumentar o volume dos dispositivos.
Para isso, abra o “Gerenciador de Aplicativos”, procure e instale o pacote qasmixer, depois execute-o e verifique se tem algum dispositivo com o volume zerado. Se tiver, coloque no máximo e isso deve resolver o seu problema.

1 curtida

Hey! O método para reproduzir som funcionou, fiquei ate surpreso, só que apos desligar ou ate mesmo reiniciar o notebook a modificação feita no qasmixer se desfaz ou apaga, só entendi que se desligar o notebook o som desaparece e ai é necessário abrir o qasmixer novamente e refazer a modificação. Tbm li o post no Forum do BigLinux e pelo que entendi, tbm precisaria desinstalar um firmware, sera que preciso fazer isso tbm e como poderia fazer?