Problema com proteção de tela no Manjaro

Eu estava utilizando meu Manjaro que havia instalado no dia anterior e do nada isso acontece:

Eu estava só usando o Google Chrome e isso acontece. Eu tentei fazer o que aparecia, mas nada mudava, só voltava pra essa mesma tela. Aí eu reiniciei na esperança de que o sistema voltasse ao normal e isso acontece:

O sistema só não estava mais instalado, só não tava mais no meu hd!

Por que tudo isso aconteceu? Como resolver para que não aconteça mais

Esse problema eu vi outro dia no KDE Neon, parece algo relacionado a suspensão e estados de energia - não lembro se apareceu solução

Já isso foi um kernel panic. O que aconteceu antes dos dois problemas aparecerem? Vc atualizou o sistema e faltou luz ou algo assim? É ssd ou hdd?

Eu só estava atualizando alguns pacotes no Manjaro e tentando instalar o Google Chrome que, aliás, não estava conseguindo (tem um outro tópico que criei que falo desse problema)

É SSD. Troquei recentemente, porque eu estava de HDD, que estava com uns problemas físicos, e estava dando esse mesmo problema da segunda print e resolvi trocar para ver se pararia mas, pelo visto, voltou

1 curtida

Foi uma atualização parcial então? Isso pode dar problemas (mas não imagino que causaria um kernel panic - vc forçou desligamento alguma hora? Poderia ter sido durante uma atualização?)

Ah, sim: vc seguiu este tutorial de pós-instalação?

1 curtida

Eu tinha acabado de instalar o Manjaro e lembrei que os tipos de pacotes disponíveis para distro não eram compatíveis com o Manjaro (só tem .deb e .rpm). Aí ativei os repositórios do AUR e fui instalar o Google Chrome e deu um erro. Aí eu tirei o Google Chrome da lista de instalações e só atualizei o sistema. Depois de um tempo isso ocorreu

Só depois que esse [primeiro] erro aconteceu eu forcei o desligamento e o segundo erro acontece após ligar o PC novamente

O erro ocorreu, pelo que me lembre (eu coloquei para atualizar e fui fazer outra coisa e quando viro para o monitor o primeiro erro ocorre)

Eu sempre usei o Pop!_OS (tanto no PC quanto em meu notebook). Depois que troquei pro SSD, resolvi testar algo novo. Eu nunca precisei fazer uma configurações pós-instalação no Pop!_OS

1 curtida

Sempre tem algo a se fazer na pós-instalação (vide o Ubuntu). Há dois jeitos de se resolver isso, um mais simples e outro mais complicado. O segundo é entrando pelo pendrive, fazendo chroot, atualizar tudo e reinstalar o kernel. O mais fácil é reinstalar a distro - o que me parece o mais simples, já que tua instalação é recente

Eu nunca fiz nenhum configuração no Pop!_OS pós-instalação e nunca tive um problema como esse.

Só que tem um problema: tudo isso que falei aconteceu uma vez, aí eu fui reinstalar e aconteceu de novo.

Bom, aí sugiro fazer backup de tudo o que vc precisar, limpar o disco completamente criando nova tabela de partição pelo gparted e reinstalar. Daí siga o tutorial que mandei antes de tentar instalar qq coisa, pelo repositório, flathub, snaps ou pelo AUR

Posso criar usando o gerenciador de discos do GNOME em um distro no modo Live? Qual o file system que deve ser utilizado?

Usa o Gparted, ele vem no modo Live - basta criar a tabela de partição (em ms-dos caso seja Legacy ou gpt caso seja Uefi) e deixar vazio. O instalador se encarrega de criar as partições no modo automático, ou vc mesmo pode criá-las no modo manual pelo instalador (nesse caso, boot/EFI em Fat32, raiz e home em ext4 e swap no formato que ele mesmo coloca lá)

2 curtidas

n me apedrejem, mas o manjaro é como um debian unstable pra mim. veja que aconteceu quando atualizou com o AUR, deu xabú. e esse AUR é como usar PPA no ubuntu sem critério (encurtador.com.br/eovL4): “Qualquer pessoa, bem ou mal intencionada pode adicionar softwares no AUR, portanto seja cauteloso. Procure se informar sobre um pacote em questão antes de instalá-lo no seu sistema. Aceite dicas de softwares do AUR apenas de fontes confiáveis, e utilize-o apenas como último recurso.”

sabe-se lá a craca que fizeram no seu manjaro, com isso. pelokeutendi o google chrome veio de lá.

=========================================

  1. se vc tirou o hd e botou ssd, o grub vai procurar o sistema operacional no primeiro. não encontra e dá xabu. por isso o kernek panic

  2. o problema do erro da tela preta é failmente resolvível com a solução apresentada: basta digitar ctrl+alt+f2 e fazer login. aí digita o comando loginctl etc…etc…

  3. fique no manjaro somente com os repositórios oficiais. prefira flatpak ou snap (se tiver suporte oficial) para complementar com pacotes ooutros que precisa, como google chrome ou chromium.

  4. o manjaro foi projetado para funcionar sem o AUR, n precisa dele. evite oqo projeto n suporta oficialmente.

(éoqeu penso. espero qo raciocínio esteja certo)

Cara, eu tô me arrependendo totalmente de tentar testar esse sistema. Eu nunca tive problema com relação ao sistema, simplesmente, funcionar.

Eu fiz essas etapas e só voltado pra mesma tela toda vez. Eu usava o loginctl, blá, blá, blá e não dava em nada.

Eu está a com um problema desse com o HDD, pensando que era culpa do HDD, por isso troquei pro SSD. Mas aí, assim que chegou o PC com SSD, eu instalei o sistema neste (no SSD).

OK, eu vou testar uma outra vez aqui, mas se o problema do kernel pânico ocorrer de novo, eu só queria saber: porque ele ocorre? É um problema do meu PC ou ocorreu algo com o sistema?

1 curtida

Kernel panic é, em geral, problema do sistema ou de onde ele mora (no caso, o disco)

1 curtida

Até hoje, não tive problemas. Inclusive, o problema que tive em instalar o Google Chrome não ocorreu mais! Qualquer coisa atualizo

1 curtida

O FastOS, vulgo Renato, fez uma postagem recente aqui no fórum falando que o Chrome stable entrou finalmente no Flathub. Acho que, como você estava com dificuldades em instalar o do AUR, vale a pena testar essa “nova” alternativa.

3 curtidas

Ótimo. Não sabia disso, que o Chrome iria pro formato Flatpak