Olá! Recentemente, troquei o windows 11 pelo mundo linux, com a intenção de conhecer o sistema. Utilizo muito o navegador e o figma para trabalho/estudo, e notei que as animações geram pixels bugados, também quando mexo os frames, na tela do navegador. Não cheguei a perceber bugs de pixelados enquanto utilizava o sistema, apenas nos navegadores mesmo, mas creio que alguma hora possa vir a ocorrer nos menus.
Também notei que meus ícones na barra de favoritos estão embaçados / com baixa resolução, mas voltam ao normal quando passo o mouse sobre eles. No Ubuntu e no PopOs, tive o mesmo problema.
Meu processador é intel i5 11th e minha placa de vídeo é Intel Iris xe, notebook Acer Aspire Vero
Alguém já passou pelo mesmo problema e teria uma salvação?
Não instalei nenhuma extensão, apenas instalei o sistema e atualizei tudo com o dnf update.
O erro ocorre em todos os navegadores, e mesmo pesquisando uns comandos para atualizar kernel, firmware, o problema persiste
Aqui estão alguns prints de quando ocorre uma animação e buga a tela:
(este é na minha board, onde ficam os frames. Os cantos ficam pixelados as vezes)
(este é durante a animação do pop-up, que se fecha)
Eu tinha uns problemas esquisitões assim também, descobri que o problema era o seguinte
1- BIOS em legacy
2- Fastboot/Secureboot ativado
depois que mudei a bios pra UEFI e desativer o fast/secure boot, funcionou normalmente, porém, o ideal é que reinstale o sistema para poder funcionar. De qualquer modo, desative o secure/fastboot e veja se funciona, pode ocasionar bugs no sistema caso tenha sido instalado com essas opções ligadas, então salve um backup das suas coisas porque caso aja necessidade de reinstalar o sistema você terá tudo salvo já.
infelizmente minha bios já está em UEFI e o Secure Boot já estava desativado também
Tô começando a achar que minha placa de vídeo que tem problemas com Linux, porquê não tive problemas assim no Windows. É possível desinstalar os drivers intel e instalá-los manualmente, na última versão?
Verificou quanto ao fastboot? Sobre os drivers, não é necessário fazer nenhuma instalação, até onde eu sei o projeto mesa ja abrange, você pode optar por utilizar uma versão mais atualizada, como por exemplo, a PPA kisaki, aqui você vai pra um post que fala sobre
O fastboot estava ativado, porém mesmo ao desativar, o erro persiste. com o PPA kisaki, o erro também não sumiu. Alguma outra alternativa antes de eu tentar reinstalar o fedora?
Atualização: Eu iniciei o Ubuntu com o modo teste, apenas. Iniciei o firefox, loguei no figma, e nenhum dos erros citados aconteceu. Porém, quando instalei o Chrome, os bugs ocorreram. Sendo assim, é possível ser bug apenas na versão do navegador? Pelo o que eu vi, o firefox do ubuntu foi otimizado só pra ele, estou certo?
Cara estou sabendo disso não, mas o Firefox do Ubuntu é Snap:
Quem empacota o Firefox em Snap é a equipe do Mozilla porque eles otimizaria apenas para o Ubuntu.
Faz sentido otimizar o suporte a Snap mas para o Ubuntu não. Ate porque a Canonical quer que o seu empacotamento seja usado em todas as distros, porque esse é o proposito de um empacotamento universal.
Aah sim, acabei entendendo errado kkkkkkkk
Estou quase me rendendo ao Ubuntu, mesmo o Fedora tendo me agradado mais, visualmente, e parecendo mais fluido (Não sei se é somente impressão, mas tive essa percepção).
Preciso realizar apresentações constantes no Figma, e estes bugs atrapalham muito em uma demonstração. Quanto a programação e as animações padrões do sistema, não percebi nenhum problema até agora, somente nos navegadores mesmo
Vei, instalei todo desacreditado, e funcionou kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O problema entao realmente se trata de uma Incompatibilidade da versao do navegador
Fico feliz que tenha conseguido resolver. Obrigado pelas respostas, e pela ideia de instalar o firefox pelo snap, principalmente!