Problema com OpenGL Renderer travando e não fechando no Arch Linux

Olá

Estou enfrentando um problema irritante com o OpenGL Renderer no meu sistema Arch Linux. Sempre que tento executar aplicativos ou jogos que utilizam o OpenGL, o renderer trava e não fecha corretamente. Isso acaba me deixando preso e tendo que reiniciar o sistema manualmente. Estou um pouco perdido sobre como resolver esse problema e gostaria de pedir a ajuda de vocês.

Já tentei algumas soluções básicas, como atualizar os drivers gráficos e verificar as configurações do Xorg. No entanto, o problema persiste. Pensei em perguntar à comunidade se alguém já enfrentou esse problema específico e se há alguma solução conhecida para isso.

Olá :call_me_hand:

Quais são esses aplicativos e jogos? Não tem como rodar com Vulkan? Você está usando o driver amdgpu?

São os jogos da Epic Games, na verdade, quando você os abre, ocorre esse problema. No entanto, ainda é possível jogar normalmente, mas é irritante ter aquele programa que não fecha e trava a barra de notificação.estou usando os drives da amd sim

Então, mas qual driver? Existem alguns drivers da AMD pra Linux.

Você pode verificar qual está usando e os disponíveis no seu sistema com esse comando:

lspci -k | grep amdgpu

Poste a saída dele, por favor.

OpenGL renderer string: llvmpipe (LLVM 15.0.7, 256 bits)
deve ser o problema :man_facepalming:

Cara o drive amd não instala com o sudo pacman -S xf86-video-amdgpu. você sabe um meio alternativo de fazer? Verifiquei no kernel via (lsmod | grep amdgpu) e amdgpu está sendo carregado corretamente, mais quando dou glxinfo | grep "OpenGL renderer aparece o drive genérico

Olhei na sua bio e você tem uma RX550, certo?

Então, a princípio, pelo que verifiquei aqui, aqui e aqui, o driver pra ela é mesmo o amdgpu, que inclusive é o mesmo que eu uso.

Depois de instalado, você precisa ativá-lo manualmente, daí tem que alterar algumas coisas, mas aí depende se você usa o GRUB ou systemd-boot, pois tem que alterar a entrada de inicialização e cada um é de um jeito, né.

Como assim?

o drive amd não instala com o sudo pacman -S xf86-video-amdgpu. você sabe um meio alternativo de fazer? Verifiquei no kernel via (lsmod | grep amdgpu) e amdgpu está sendo carregado corretamente, mais quando dou glxinfo | grep "OpenGL renderer aparece o drive genérico ou e esse “OpenGL renderer string: llvmpipe (LLVM 15.0.7, 256 bits)” mesmo?

Então, você não postou a saída do comando que pedi. Qual está em uso?

E porque não instala? Está dando erro no Pacman? Como assim? Explica melhor.

1 curtida

Agora eu baixei via yay o amdgpu, porém o renderizador OpenGL ainda está travando e não fechando.

Então, não dá pra prosseguir se você não postar a saída que estou te pedindo.

lspci -k | grep amdgpu

ou tente

lspci -k | grep radeon

E você não explicou porque o pacote xf86-video-amdgpu não está instalando ou qual erro aparece.

1 curtida

agora ta assim, mais não resolveu

Então, sua placa suporta esse driver que é proprietário inclusive. Você pode tentar esse.

Você pode instalar o amdvlk que é aberto ou o vulkan-amdgpu-pro que é fechado, como pode ver aqui.

1 curtida

@Patrick_Patman você não disse qual pacote instalou. Com qual funcionou?

Qual é a saída agora para o comando que você estava tentando?

glxinfo | grep "OpenGL renderer"

e também para

vulkaninfo | grep "driverName"

Ta assim:OpenGL renderer string: AMD Radeon RX 550 quando dou:glxinfo | grep “OpenGL renderer”
resolveu o problema. vlw

O Wine tem suporte ao OpenGL e ao Vulkan se um esta dando falha na compatibilidade sempre pode tentar o outro.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.