Problema com o ZapZap após atualização do Ubuntu 23.10 para 24.04

Olá!
Aproveitei o sábado para atualizar do Ubuntu 23.10 pro 24.04.
Desde então, o ZapZap fica “transparente”, e não abre mais.
O icon tray fica ativado com o número de mensagens, mas a janela não funciona. Estou usando Wayland, Flatpak atualizado.
Não sei se teve algum relato, mas quis deixar isso aqui pra contribuir…
Captura de tela de 2024-05-27 14-36-00

Não tive problema com outros apps em Flatpak, então as vezes é algo do ZapZap msm.

Eu não conheço muito bem ele, mas tem alguma vantagem de usar ele ao invés de usar direto no browser, ou até criar um WebApp com notificações usando o navegador?

2 curtidas

@rafatosta Seria interessante uma resposta direto do desenvolvedor.

1 curtida

A ideia era essa hahaha
Postei no tópico dele mas separaram kkkkkkk obrigado por marcar ele, não tinha visto

1 curtida

Oi Dio!
A vantagem principal pra mim é:

1. Organizar os downloads automaticamente numa pasta
  2. Poder usar duas ou mais contas ao mesmo tempo. No meu trabalho me ajuda muito, pq tenho o Wpp Pessoal e Wpp Business. No meu workflow ajuda muuuuito

A postagem foi feita no tópico dedicado ao app aqui no fórum, mas acho que a moderação separou em um tópico separado

2 curtidas

Com essa combinação, Ubuntu+ Faltpak+ update de versão, com certeza não é do ZapZap.
Mas vamos começar pelas tentativas óbvias:

• tem NVidia? Se sim, muda para X11 no Flatseal.
  • tenta reinstalar o Zapzap
  • tenta reinstalar o Faltpak
  • usa outra distro como o PopOS que terá a base Ubuntu sem todo o estresse.

Depende muito do uso e costume de cada um.

Uso o whatsapp com referência e não gosto de tê-lo sempre aberto no browser ou na área de trabalho. Então, deixo em segundo plano e só uso quando sou notificado. Gosto de evitar o celular enquanto estou no Pc, que geralmente estou trabalhando ou programando.

É difícil defender o uso do meu próprio aplicativo justamente por questões de preferência e costume. Resolvi fazer esse app porque na época nenhum cliente whatsapp funcionava direto ou estava desatualizado - Não culpo os desenvolvedores, pois senti na pele como boa parte dos usuários são tóxicos quando o assunto é Whatsapp -.

Sempre usei bastante o telegram no Pc e tinha o costume de fechar a janela após enviar ou ler mensagens. Quando comecei a usar o whatsapp web toda hora fechava o browser completo e acabava atrasando meu trabalho. A primeira versão foi só um WebView com a opção de esconder a janela. No tempo livre fui acrescentando mais e mais funcionalidades até chagar o que temos hoje, suporte a múltiplas contas e uma integração excelente com o SO. Se não fosse a limitação do whatsapp web, poderia dizer que não é apenas um web app.

Acompanho seu trabalho e sempre viajo ouvindo seus podcasts. Fiquei feliz pela sua atenção nesse post :grin::grin:

4 curtidas

Adiciono mais:

• Tente fazer um repair no flatpak: sudo flatpak repair

Mas isso me cheira a Wayland…

Sem NVIDIA, é um laptop com i5 e gráfico integrado. Tô usando Wayland. Vou tentar mais tarde quando estiver no laptop (ou amanhã cedo, costumo pegar ele só no trabalho mesmo).
De qualquer forma, obrigado!

@rafatosta rodei no terminal e tive esse output

❯ flatpak run com.rtosta.zapzap      
qt.gui.imageio: libpng warning: iCCP: known incorrect sRGB profile
QPropertyAnimation: you're trying to animate the non-writable property width of your QObject
js: Error with Permissions-Policy header: Feature xr-spatial-tracking's parameters are ignored.
js: Error with Permissions-Policy header: Origin trial controlled feature not enabled: 'attribution-reporting'.
js: Error with Permissions-Policy header: Unrecognized feature: 'battery'.
js: Error with Permissions-Policy header: Unrecognized feature: 'bluetooth'.
js: Error with Permissions-Policy header: Origin trial controlled feature not enabled: 'compute-pressure'.
js: Error with Permissions-Policy header: Origin trial controlled feature not enabled: 'interest-cohort'.
js: Error with Permissions-Policy header: Origin trial controlled feature not enabled: 'shared-storage'.
js: Error with Permissions-Policy header: Origin trial controlled feature not enabled: 'shared-storage-select-url'.
js: Error with Permissions-Policy header: Unrecognized feature: 'usb-unrestricted'.
js: Error with Permissions-Policy header: Feature xr-spatial-tracking's parameters are ignored.
js: Error with Permissions-Policy header: Origin trial controlled feature not enabled: 'attribution-reporting'.
js: Error with Permissions-Policy header: Unrecognized feature: 'battery'.
js: Error with Permissions-Policy header: Unrecognized feature: 'bluetooth'.
js: Error with Permissions-Policy header: Origin trial controlled feature not enabled: 'compute-pressure'.
js: Error with Permissions-Policy header: Origin trial controlled feature not enabled: 'interest-cohort'.
js: Error with Permissions-Policy header: Origin trial controlled feature not enabled: 'shared-storage'.
js: Error with Permissions-Policy header: Origin trial controlled feature not enabled: 'shared-storage-select-url'.
js: Error with Permissions-Policy header: Unrecognized feature: 'usb-unrestricted'.
^C
[2:18:0527/223550.141759:FATAL:bus.cc(1246)] D-Bus connection was disconnected. Aborting.

Alguns erros, mas não identifiquei nada. O que acha?

Só não mudo de distro pq hj eu não posso parar esse laptop e preciso de estabilidade com Gnome. Talvez eu tente o Fedora de novo nas próximas férias…

Esses “erros” são normais e não possui relação com o que está acontecendo com você.
Uso Fedora Workstation há anos e não tenho o que reclamar, distro estável e sem surpresas ao atualizar. Vale a pena!!

Entendi, certo!
Já usei o Fedora num outro laptop, mas era bem mais fraquinho que este. Tive alguns problemas de firmware com ele e na época só o Mint funcionava 100%.
Mas acho que vou migrar. Ubuntu é legal, mas sempre tenho muito trampo com os snaps.
Pra vc ter noção, nessa última instalação até o Firefox tava zuado!

Acho que vou aproveitar o feriado pra testar aqui…

De qualquer forma, obrigado pela atenção!

1 curtida

estou tendo um problema parecido no mint, ele nao abre de jeito nenhum. ja instalei diversas vezes e sempre o mesmo problema

Qual a sua versão do Mint? Wayland tb?

Entendi, acho que realmente no modo web você tem que escolher toda vez que baixar alguma coisa. Não é tão ruim assim, mas entendo.

Nesse caso, talvez usar um perfil diferente no browser e criar um WebApp para cada pode funcionar, ou ainda usar dois browsers diferentes, nem que um seja só pro WhatsApp Business talvez?

Fiz isso muito tempo, mas no trabalho eu sempre tenho q baixar documentos e outros arquivos que vejo uma vez e depois não preciso mais. O que é importante jogo no drive. Então pra mim ajuda ir na pasta e apagar tudo de uma vez de tempos em tempos. Particularidades da rotina de trabalho kkkkk

Eu fiz isso, e nossa, o ZapZap ajuda muito nisso kkkkkk
To fazendo isso hj porque aqui parou de rodar e faz falta.
Mas jaja eu to usando de volta, assim q eu resolver isso, então nem é muito problema.

Dio, recomendo vc a testar. Aplicação brasileira e realmente útil. Não é nada de demais, mas é o suficiente pra ajudar quem precisa do WhatsApp no dia a dia do trabalho.

5 curtidas

Cara, agora que lembrei… Tenta a versão em AppImage enquanto não vai para o Fedora :face_with_peeking_eye:

Vi alguns relatos desse tipo, mas nunca consigo reproduzir. Cansei de instalar distos em VM que os usuários alegavam problemas e sempre funcionava perfeitamente em faltpak.
Acho que o flatpak é pra ser “universal”, mas em casa instalação de usuário parece ter um comportamento diferente.

Tenta via AppImage que enviei na mensagem anterior.

Era pra ter marcado você…olha a mensagem anterior e tenta via AppImage

1 curtida

Massa, eu realmente não preciso dela. Mas se precisar, testarei com certeza. :slight_smile:

1 curtida