Problema com o Skanlite no Debian

Boa noite, comunidade do Diolinux Plus!

Sou novo por aqui e esse é o meu primeiro post, então me desculpem qualquer gafe. :sweat_smile:

Pois bem, vamos ao meu problema. Eu uso o Debian 9 Stretch e costumo usar o Skanlite para digitalizar documentos usando o modo lineart. Eu tinha uma impressora HP C4480 e nunca tive problemas com ela usando esse modo, passei para uma HP F4280 e também não tive nenhum problema. Atualmente estou com uma HP 2050 e é ela quem está me causando essa dor de cabeça.

Quando tento digitalizar usando o modo lineart no Skanlite, simplesmente não consigo nada, a exemplo dessa imagem:


Como pode ser observado, a barra de progresso do Skanlite não está completa e o programa já está mostrando a visualização do documento pronto. Em relação à impressora, eu já fiz o processo com a tampa aberta para ver o comportamento do scanner e ele termina o trabalho muito antes que a barra de progresso seja finalizada.

Acho importante ressaltar que eu consigo scanear documentos usando outros modos que não seja o lineart, como o color, bem como consigo scanear usando outros programas como o Digitalizador Simples.