Problema com o Grub

Olá, Eu instalei o mint no pc em dual boot com o Windows 10, baixei meus programas necessários, e desliguei o pc, quando fui ligar ele não deu a opção de escolher o sistema, já entra direto no windows.

Sobre o Grub.
Vocẽ instalou primeiro o windows ou o linux?

Quanto ao BIOS.
Seu computador é um notebook?

1 Curtida

Está usando UEFI ou legacy?

O HD está particionado MBR ou GPT?

Você consegue dar boot pelo pendrive / cdrom?

1 Curtida

Porquê como o @tnsampa perguntou, o ultimo sistema instalado, instala o seu bootloader. Ai se foi MInt primeiro e depois o Windows, ai o Windows desativa o GRUB.
Se esse for o caso siga esse tutorial: https://www.diolinux.com.br/2015/08/como-recuperar-o-grub-do-ubuntu-facilmente.html
:cowboy_hat_face:
:+1::+1:

2 Curtidas

O windows já estava instalado, só instalei o mint depois.

Quanto a bios consegui acessar ela, é de um notebook, já fui na opção de boot na bios e la só aparece o windows

Tenta acessar o menu de boot do notebook.
Geralmente é F11 ou F12. Qual o fabricante do seu notebook?
O menu mostrará os “boots” disponíveis.
É só escolher o Ubuntu e depois ajeitar o Grub pelo Linux mesmo.

2 Curtidas

Nas opções de HD na BIOS você pode ver quantos aparecem lá, em algumas BIOS o cache pode armazenar cada sistema como sendo um HD diferente. Exemplo que você tenha Windows, Ubuntu e Manjaro instalados no mesmo HD mas lá na opção de HD aparece como 3 HDs tipo, windows boot manager: XXXXXXX ubuntu: XXXXXXXXX e manjaro: XXXXXXXX caso tenha isso, coloca o do linux como primeiro boot.

2 Curtidas

Ele não aparece na bios

Ele não aparece na bios, já instalei 3 distribuições mas nenhuma aparece

Não é para entrar na BIOS. Qual a marca do seu notebook?

2 Curtidas

Qual o modelo do notebook?
Tiv problemas com um Dell Vostro 3500 que não instalava linux nenhum! Tirtei o HD dele, coloquei num Dell Inspiron N4030 e instalei o Fedora 30, Coloquei o hd de volta no Vostro e ele está funcionando bem. Não sei quais limitações os fabricantes colcarm nos hardwares, mas alguns são beem fdp na hora de criar dificuldades.

1 Curtida

Na hora de instalar o GRUB onde você escolheu pra instalar??

Se você conseguir da boot usando um Live de qualquer distro usando CD ou Pendrive pode-se tentar também pra ver se resolve:

1 - Entra no Live
2 - Monta a partição do sistema em /mnt, exemplo se a pasta raíz estiver no /dev/sda3 (Caso não lembre pode usar o Gparted, fdisk -l, cfdisk, partitionmanager etc… pra ver qual é) ai no terminal do Live você utiliza o comando sudo mount /dev/sda3 /mnt caso necessário troca o sda3 pelo seu.
3 - Troca de sistema utilizando o chroot utilizando o comando sudo chroot /mnt /bin/bash
4 - Com um editor de texto qualquer abra o /boot/grub/grub.cfg e veja se nele está as entradas do Windows e do Linux Mint. Caso não tenha você pode gerar outro grub.cfg utilizando update-grub e olha no momento da criação se ele reconhece o Windows e o Linux, caso esteja tem que verificar como está o seu FSTAB
4 - Utiliza o comando sudo blkid pra saber o UUID de cada partição do Linux Mint.
5 - Usa qualquer editor de texto como gedit, leafpad, nano, kwrite etc… para o FSTAB é só usar o sudo ‘seu-editor-de-texto’ /etc/fstab e compara o resultado do UUID do blkid com o que está no seu FSTAB.
6 - Caso não encontre o FSTAB você pode gerar com o comando genfstab -p -U /mnt >> /mnt/etc/fstab
7 - Caso esteja tudo certo tente reinstalar o GRUB instalando-o na area de inicialização do HD, tipo /dev/sda /dev/sdb /dev/sdc… Aí vai de acordo como o seu HD está sendo reconhecido.

Pronto é isso, espero que ajude.

2 Curtidas

Como mencionado acima pelo @brunnometal, onde você instalou o grub? Ao instalar uma distribuição Linux, você está alterando o local de instalação do grub?

O grub tem que ser instalado no /dev/sda (sem nenhum numero na frente).

Saudações.

2 Curtidas