Problema com o directx9 fifa 2007

Fala rapaziada estou usando o Linux Mint e tento instalar o fifa 2007 pelo POL mas dá um bug na instalação: “A instalação não pode continuar por não ter o directx9 ou superior” (algo desse género). Eu já tenho o Directx9 instalado. No Windows esse bug resolve-se com um comando, onde se costuma pôr a letra do drive juntamente com o comando. Como no Linux as participações não são por letras como podemos resolver isto? Já tentei na linha de comandos do wine mas sem sucesso.
Agradeço a ajuda :slight_smile:

No prompt de comando do Wine (acessível em Configurações), é possível por comandos do Windows, e as letras (C:/, Z:/) são interpretados automaticamente.

Mas com qual letra eu escolhia é porque eu não consigo que o jogo instale então ele não fica dentro dos diretórios do wine (c:/z:). Será possível mesmo assim?

Só usar o C: mesmo, igual ao Windows.

Vi o tutorial e não precisa de cmd necessariamente, é só rodar o autorun.exe com o wine usando o argumento -DXInstalled, no PoL eu não lembro onde coloca argumentos, mas da uma procurada ai.

1 curtida

O Prompt de Comando que eu estava falando está na aba Wine > Prompt de Comando.

Mas onde está o Autorun.exe? (lembrando que pode usar Z: para acessar pastas do Linux, por exemplo Z:/home/DTW/Fifa/autorun.exe)

Tentei com esse também mas o Autorun.exe está na pasta: “/home/testes/Transferências/Fifa 2007/rld-fi07/AutoRun/” mas nesse prompt não consigo chegar até ela. Nesse prompt diz também: “You are in AutoRun’s virtual drive environment”
Já no prompt da imagem acima diz: “bash too many arguments”

Tenta instalar no Lutris, eu consigo ajudar mais se for por ele

Nesse caso, abra o autorun com essa opção:
image

@Capezotte @EsdrasTarsis Consegui resolver executando com o Windows 2000 e aí o directx9 já foi :slight_smile: - uma solução da própria Fifa vai entender kkkkk

Mas agora tenho outra questão: aproveitei a sua dica da drive virtual (@Capezotte) e consegui rodar o jogo mas ele fica só na tela preta. Já experimentei emular uma janela de x tamanho, instalar de novo o directx9 e até o pacote dotnet (mais recente) e não adiantou.

Só lembrando meu PC é um i3 com nvidia graphics 4gb de ram… apesar de eu saber que o fifa07 não é um game pesado. Estou usando o driver de vídeo do próprio linux mint, Não posso mudar para o proprietário porque dá problema com a inicialização do note.

Dando uma pesquisadinha na net, parece que o jogo, no Linux, não gosta de:

  • resoluções maiores que 1024x768 no Linux. Talvez por um desktop virtual com essa resolução dê conta disso.
  • um Wineprefix (Windows simulado) de 64 bits - ele inicia sem problemas nos de 32, e, segundo o usuário que eu linkei, até esse problema do DirectX9 que você precisou gambiarrear desaparece. Para saber qual é o seu, olhe o número que tem do lado do nome do jogo:

Fiz tudo inclusive com a resolução dos 640*480 e continua dando tela preta… Será que tem solução? Até já renderizei no directdraw o opengl e nada…

Mano o jogo demora imenso para sair da tela preta mas está dando… Será que dá para dar uma acelerada nesse tempo? É uns 5 min pelo menos kkkk

O jogo vai dando mas está lentíssimo. Talvez rode o mesa para ver se melhora os fps