Problema com o comando flutter doctor

Boa tarde a todos, me interessei muito pelo framework Flutter, comecei a ver vídeos sobre e estou tentando finalmente começar os estudos, mas eu instalei o flutter pelo repositório AUR do Arch Linux e o Android Studio por flatpak, mas de cara já tenho um problema, quando vou rodar o comando “flutter doctor” no terminal, ele aparece esse erro:

Só consigo usar esse comando colocando “sudo flutter doctor” (o que não parece ser nada recomendável), além disso ele não está reconhecendo o android studio que tenho instalado:

Enfim só quero resolver os empecilhos pra fiinalmente começar meus estudos.

O erro diz que você tem que ter permissões para criar ou abrir /opt/flutter/bin/cache/lockfile

Nesse caso, dê-se permissão com
sudo chmod a+rw /opt/flutter/bin/cache/lockfile

Ou (pasta de cache toda logo):
sudo chmod -R a+rw /opt/flutter/bin/cache/

O Flatpak instala o Android Studio numa pasta própria, para melhorar o isolamento em relação ao resto do sistema. Talvez o Flutter esteja procurando na pasta “padrão” (uma instalação via APT/DNF/Pacman/etc.) e não achando.

Eu não programo, mas conhecendo outros Flatpaks, você vai ter que caçar onde o Flatpak jogou o Android SDK na pasta /var/lib/flatpak/app/ e apontar a localização com, por exemplo,
ANDROID_SDK_ROOT=/var/lib/flatpak/app/com.google.AndroidStudio/current/.../sdk/ flutter doctor

(note que não foi o Google que fez o flatpak do Android studio)

1 curtida

Obrigado mesmo, o comando para permissões para o comando flutter doctor funcionou bem.
Em relação ao android studio troquei a versão flatpak pela do repositório do AUR.