Problema com HD (Acredito que bad block)

Fala galera, beleza ?

Estou com problemas com um HD novo.
Quanto tentei criar a tabela de partição ele deu erro, não consigo criar partições e nem instalar nenhum sistema operacional.
Após fazer uma varredura no mesmo, apareceu que tinha um “damage” na primeira trilha do HD, então acredito que seja um bad block ou algo parecido e com relação à saúde do disco diz que está em 100%.
Resolvi criar o tópico já que já tentei de várias formas e não consegui resolver o problema.
Se alguém tiver tido uma experiência parecida ou conseguir me ajudar, agradeço muito!!!

1 curtida

Novo e com trilha danificada? Printa o defeito e devolve

3 curtidas

:wave:t2:

“Tirou os digitos dos meus dedos” :joy: Eu já tive o mesmo problema com HDD de 4tb na época novinho. No mesmo momento fiz oque o Rodrigo_Chile disse e a empresa muito cordial e atenciosa respondeu de imediato e me mandou um código para eu levar o hdd nos Correios e sem pagar o envio. Foi constatado dano de fabrica e eles trocaram o hdd por um novo e me devolveram sem pagar nada de frete. Neste caso eu só reforço, evita ficar testando o hdd em outros computadores e faz os procedimentos de devolução para a garantia o mais rápido possível, para evitar de acontecer acidentes com ela e então a garantia não irá cobrir.

:pray:t2:

2 curtidas

Então gente, o pior é que ele tava encostado aqui e já saiu da garantia :man_facepalming:

A minha salvação é tentar corrigir mesmo, senão vou perder o HD…

2 curtidas

Putz, que problema! Eu mesmo tenho algo parecido, comprei um cabo flat ano passado e ainda não o troquei no note… se estiver ruim, dinheiro perdido.
Sobre reparo, além da solução do fsck, tem o HDD Regenerator, ele tem uma ISO pra pendrives que pode resolver o caso (mas demora)

1 curtida

Opa, vou tentar com o HDD Regenerator então e volto a colocar aqui os resultados!!!

2 curtidas

Ele é usado apenas para conseguir entrar em um sistema operacional que esteja no HD danificado e transferir os arquivos. Não é o melhor a se fazer para uso prolongado. O mais inteligente é comprar outro, esse aí já era.

2 curtidas

Afinal, ele apenas isola as células danificadas que impedem o boot. Muito provavelmente se deparará com mais erros no HD ao longo prazo.

2 curtidas

Um jeito de vc conseguir usar esse HD é não usar tabela de partição.

Crie um sistema de arquivos no /dev/sdX que vc possivelmente conseguirá contornar o problema de badblock no início do disco. O ponto negativo é que ele vai se comportar como apenas uma partição.

Uma segunda tentativa é vc montar o dispositivo via losetup, dando como parâmetro um offset de alguns megabytes. Daí seguindo os passo-a-passo dos tutoriais vc cria um sistema de arquivos no dispositivo de loop onde estará o HD. Nas próximas vezes que quiser montar o disco, terá que usar o mount manualmente e especificar o mesmo offset que vc definiu na etapa de criação do sistema de arquivos.

Por fim, essa é uma saída não trivial e não recomendada. O ideal mesmo é vc substituir o disco por outro que tenha confiabilidade para guardar os seus dados, como falaram os colegas acima. Um disco com badblock é um disco com maiores chances de falha…

1 curtida

Beleza então galera, acredito que o jeito seja trocar mesmo o HD, já que nem com o HD Regenerator não deu certo.
Agradeço à todos ai que tentaram me ajudar.

Abraços galera!!

2 curtidas