Olá pessoal. Sou novato no Linux, acabei causando um problema de dependencias.
Uso o debian 10 com o git na versão 2.0. Porém removi a versão 2.0 do git, e tentei instalar a 2.30 usando o seguinte tutorial:
…Que é indicado ao Ubuntu.
Agora quando tento instalar qualquer versão que seja do Git, o terminal me da a seguinte mensagem:
"Alguns pacotes não puderam ser instalados. Isto pode significar que
você solicitou uma situação impossível ou, se você está usando a
distribuição instável, que alguns pacotes requeridos não foram
criados ainda ou foram retirados da “Incoming”.
A informação a seguir pode ajudar a resolver a situação:
Os pacotes a seguir têm dependências desencontradas:
git : Depende: libc6 (>= 2.32) mas 2.28-10 está para ser instalado
E: Impossível corrigir problemas, você manteve (hold) pacotes quebrados.
".
Por favor me ajudem. Eu não quero formatar esta maquina só por causa disso.
Isso é fácil de explicar, você instalou um programa que depende de uma versão mais recente do principal componente do sistema, é só remover o git quebrado e fazer o método 2:
sudo apt purge git
apt install libssl-dev libcurl4-gnutls-dev zlib1g-dev
wget https://www.kernel.org/pub/software/scm/git/git-2.30.0.tar.gz
tar -xvzf git-2.30.0.tar.gz && cd git-2.30.0 && ./configure –prefix=/usr/local/git
make && sudo make install
Credo, eu recomendo jamais instalar um programa com “sudo make install”, pois os arquivos copiados para a raiz do sistema não vão ficar registrados no gerenciador de pacotes. Se vc mexer na pasta de compilação não vai mais conseguir desinstalar o programa. Além do mais você que terá que fazer o gerenciamento de dependências…
Eu fiz dessa instalando o mesa e depois de um ano o sistema quebrou.
Git 2.30 está nos repositórios do Debian Testing, você iria/irá recebê-lo assim que essa versão passar a ser estável. Ou migrar para o Testing (que não é instável nem nada diferente de um Ubuntu).
O repositório backports é desativado por padrão. Então se vc quiser instalar um pacote desse repositório vc deve escrever explicitamente. Por exempo
apt -t buster-backports install cockpit
A opção -t especifica o alvo de instalação como buster-backports. Isso irá instalar uma versão mais nova do pacote e também todas as dependências do repositório buster-backports em vez do pacote mais antigo presente no repositório padrão stable do Debian.