Problema com boot

Desde que eu instalei Linux em dual boot com Windows, meu PC ficou com um pequeno problema: toda vez que eu quero ligar o PC, se ele tiver sido ligado antes, eu preciso desconectar da tomada e reconectar pra poder ligá-lo novamente. Se eu não fizer isso, quando eu aperto o botão de ligar, a máquina acende a luzinha que indica que tá ligada, mas não dá boot, então eu preciso apertar o botão de reiniciar pra dar boot.
Quando eu usava só o Windows, não tinha esse problema. Nunca deixei só o Linux instalado pra saber se seria a mesma coisa.
Eu queria saber se tem alguma forma de resolver isso, será que é algum problema com o GRUB?

1 curtida

Não tenho certeza do que vou supor, mas a instalação foi feita em UEFI ou Legacy?
Pelo que me lembro, é a configuração da Bios que causa este tipo de bug…
Quando você liga o pc ele chegar a carregar a Bios antes de de travar ou só fica na tela preta mesmo?

1 curtida

A instalação não foi feita em UEFI. Não aparece nada na tela, nem sequer o monitor acende. O que acontece é que quando eu aperto o botão de ligar, o PC liga, eu ouço ruído do cooler da fonte, a luzinha fica acesa, mas ele simplesmente não dá boot. Eu tenho que apertar o botão de reiniciar da máquina ou desconectar da tomada e reconectar novamente pra poder ele funcionar.

1 curtida

Isso acontece independente de qual SO você usou por último?
Independente de se você desligou o pc pelo linux ou windows, isso acontece da mesma forma?

1 curtida

Acontece independente do SO que eu usei. Só não acontece quando eu reinicio pelo próprio SO. Por exemplo, quando eu estou no Linux e quero usar o Windows, eu vou no menu e clico em reiniciar, ele reinicia normalmente, e eu escolho o Windows no GRUB. A mesma coisa se eu estiver no Windows e quero ir pro Linux.

1 curtida

Então… Não sei se o que estou falando está certo, porém o grub só é carregado após a bios, portanto não acredito que o problema seja no grub.
Me parece mais que o pc por algum motivo, quando você dá o comando de desligar, ao invés de ele desligar ele hiberna e por algum motivo não está acordando quando você o aciona…
No Windows há vários relatos de pessoas que tem este problema ao hibernar o pc. Alguns resolvem desde não permitir o desligamento das portas usb até o não desligamento do hd.
Existem algumas opções sobre o que o SO deve fazer quando você solicitar o desligamento.
No Windows estas opções se encontram no “Gerenciamento de Energia”, como no caso você está utilizando o Mint, também tem o “Gerenciamento de Energia”… Nos dois casos selecione a opção de desligar o pc ao invés de hibernar ou suspender.
Também é interessante verificar se a bios do pc é compatível com o sistema de hibernação.

2 curtidas

Eu também já tinha feito isso, desativado a hibernação. Quando tinha só o Windows instalado isso não acontecia, muito estranho…

1 curtida