Desde que eu instalei Linux em dual boot com Windows, meu PC ficou com um pequeno problema: toda vez que eu quero ligar o PC, se ele tiver sido ligado antes, eu preciso desconectar da tomada e reconectar pra poder ligá-lo novamente. Se eu não fizer isso, quando eu aperto o botão de ligar, a máquina acende a luzinha que indica que tá ligada, mas não dá boot, então eu preciso apertar o botão de reiniciar pra dar boot.
Quando eu usava só o Windows, não tinha esse problema. Nunca deixei só o Linux instalado pra saber se seria a mesma coisa.
Eu queria saber se tem alguma forma de resolver isso, será que é algum problema com o GRUB?
Não tenho certeza do que vou supor, mas a instalação foi feita em UEFI ou Legacy?
Pelo que me lembro, é a configuração da Bios que causa este tipo de bug…
Quando você liga o pc ele chegar a carregar a Bios antes de de travar ou só fica na tela preta mesmo?
A instalação não foi feita em UEFI. Não aparece nada na tela, nem sequer o monitor acende. O que acontece é que quando eu aperto o botão de ligar, o PC liga, eu ouço ruído do cooler da fonte, a luzinha fica acesa, mas ele simplesmente não dá boot. Eu tenho que apertar o botão de reiniciar da máquina ou desconectar da tomada e reconectar novamente pra poder ele funcionar.
Isso acontece independente de qual SO você usou por último?
Independente de se você desligou o pc pelo linux ou windows, isso acontece da mesma forma?
Acontece independente do SO que eu usei. Só não acontece quando eu reinicio pelo próprio SO. Por exemplo, quando eu estou no Linux e quero usar o Windows, eu vou no menu e clico em reiniciar, ele reinicia normalmente, e eu escolho o Windows no GRUB. A mesma coisa se eu estiver no Windows e quero ir pro Linux.
Então… Não sei se o que estou falando está certo, porém o grub só é carregado após a bios, portanto não acredito que o problema seja no grub.
Me parece mais que o pc por algum motivo, quando você dá o comando de desligar, ao invés de ele desligar ele hiberna e por algum motivo não está acordando quando você o aciona…
No Windows há vários relatos de pessoas que tem este problema ao hibernar o pc. Alguns resolvem desde não permitir o desligamento das portas usb até o não desligamento do hd.
Existem algumas opções sobre o que o SO deve fazer quando você solicitar o desligamento.
No Windows estas opções se encontram no “Gerenciamento de Energia”, como no caso você está utilizando o Mint, também tem o “Gerenciamento de Energia”… Nos dois casos selecione a opção de desligar o pc ao invés de hibernar ou suspender.
Também é interessante verificar se a bios do pc é compatível com o sistema de hibernação.
Eu também já tinha feito isso, desativado a hibernação. Quando tinha só o Windows instalado isso não acontecia, muito estranho…