Uso arch, hyprland, dolphin
Eu uso o mousepad para criar textos simples e o Code-OSS para editar arquivos como o .conf ou .json.
Eu queria colocar para eles abrirem seus respectivos tipos de arquivos, mousepad abrir txt e code abrir .conf e .json. O problema é que quando eu vou em propriedades e escolho um app, ele não funciona, parece que ele está lendo não o tipo de arquivo como .txt, e sim “ah isso é arquivo de texto”, aí ele abre usando o app que eu coloquei por primeiro,
Existe alguma forma de eu selecionar um app para abrir um tipo específico de texto? Não quero ter que ficar selecionando abrir com. Desde já me desculpem pela falta de conhecimento
Olá, tudo bem contigo?
Por mais que o Linux consiga entender extensões de arquivo, de forma geral isso é só uma conveniência. O tipo do arquivo ou “mime type” é que realmente importa para o sistema operacional e para o ambiente gráfico.
Uma forma de você ter um pouco mais de controle sobre isso é definir algumas regras usando os parâmetros “xdg-open” e xdg-mime".
Temos algumas discussões sobre esse tema aqui no fórum, veja se alguma delas te ajuda - e tem essa página da ArchWiki é que bem completa também.
![]()
Não sei no hyperland mas no gnome ou kde bastaria clicar com o botão direito do mouse nos arquivos e selecionar qual programa iria abrir o arquivo.
O arquivo global fica em /usr/share/applications/mimeinfo.cache
exemplo de saida
[MIME Cache]
application/x-extension-txt=libreoffice-writer.desktop;
Arquivo do usuário fica em /home/swatquest/.config/mimeapps.list
[Default Applications]
text/css=org.xfce.mousepad.desktop
text/plain=org.xfce.mousepad.desktop
[Added Associations]
text/css=org.xfce.mousepad.desktop;
text/plain=org.xfce.mousepad.desktop;
exemplos de associações fica em /etc/mime.types