Problema com adaptador wi-fi usb no XFCE 4.14 Fedora 33

Eu tenho um notebook antigo da CCE (sim, eu sei) e a placa de wifi dele parou de funcionar recentemente. Então eu comprei um dongle wi-fi no ali express (Techkey mini usb wifi adaptador 300mbps usb2.0 wifi antena wi fi ethernet wi fi dongle 802.11 n/g/b enchufe wifi usb lan comfas|Placas de rede| - AliExpress) pra poder utilizar ele. (RTL8192EU)

O dongle wi-fi é reconhecido pelo sistema (lsusb acha ele)

, porém, no gerenciador de redes, o adaptador aparece cinza.
Captura de tela_2021-02-08_17-56-23

Já tentei instalar o driver pelos tutoriais da fedorabr ([TUTORIAL] Adaptador Wireless TP-LINK TL-WN821N - RTL8192EU — Comunidade Fedora Brasil), já tentei ativar pelo ip link set dev xxxx up, etc.
Se eu der um iw xxxx scan, aparece os ssid das redes próximas.

O dongle ta funcionando pq em outro computador com ubuntu 20.10 ele funciona normalmente e plug-and-play, somente nesse computador que ta com esse problema
Estou tentando alguma solução para esse problema, alguém tem alguma luz?

O sistema:

o adaptador usb veio com um cd?

Veio sim, com um driver dentro e um .sh para a instalação. Ao tentar executar o .sh, tem vários erros de sintaxe, corrigindo os erros tenho esse output no terminal

Se eu entro no makefile, na linha que dá o erro, tem isso

vc tem o kernel headers instalado?
sudo dnf install kernel-headers -y

caso ainda não funcione, eu olhei no aur aqui e achei isso:

se vc quiser, pode tentar seguir os passos que tá no github e talvez ter seu problema resolvido

Infelizmente, não resolveu não.Vou postar no fórum do Fedora para ver se alguém tem alguma ideia do erro

1 curtida