Boa noite estou tendo problemas com um adaptador wi-fi usb da aic modelo 8800d80 no ubuntu 26.04, no windows instalou a rede e bluetooth normalmente, porém no linux não consegui pesquisando cheguei em uma pág no github aic8800d80/INSTALL_SCRIPT.md at main · shenmintao/aic8800d80 · GitHub rodei os comandos só que ao reiniciar toda vez preciso dar o esquecer conexão e recolocar a senha e o bluetooth nao funciona, usava uma placa pcie x1 da fenvi ac1200 que nunca tive problemas, se alguém puder me ajudar ficaria grato
Cara, eu sei resolver, eu acho, mas eh trabalhoso. Preguica da p de explicar kkkkkkkkkkk
Mas vamos la
Qual eh o modelo do seu adaptador wifi? Voce precisa saber se o driver que precisa eh esse mesmo que voce ta tentando por.
Primeiro da uma olhada se no Ubuntu ja nao tem um pacote especifico pra isso. Se nao tiver, eu iria logo pro Arch, por que no AUR certamente vai ter. A nao ser que por algum motivo voce nao possa.
Aqui eu resolvi assim:
1 - Veja o modelo do adaptador, e descubra o driver a ser instalado
2 - Instalar com yay, usei “yay -S aic8800d80-dkms”
3 - Ponto chave: descobrir que esses aparelhos inicialmente montam no Linux como dispositivo de armazenamento ao inves de dispositivo de wifi, entao vc da um comando lsusb para ver qual eh o ponto que o seu adaptador ta montado, ex: /dev/sdc
4 - ejetar com sudo eject -vsf /dev/sdc
5 - Geralmente esses aparelhos sao montados com id 1111:1111, entao use:
sudo usb_modeswitch -v 1111 -p 1111 -KW
lsusb
e depois
sudo usb_modeswitch -v 1111 -p 1111 -M “555342438765432100000000000010fd0000000000000000000000000000f2”
O dispositivo deve ser transformado em wifi-adapter na proxima plugada. Se isso nao acontecer, despluge (depois de ter dado sudo eject nele) e plugue outra vez, e ai rode o comando sudo usb_modeswitch -v 1111 -p 1111 -M “555342438765432100000000000010fd0000000000000000000000000000f2”
Isso DEVE resolver permanentemente o problema. Aqui resolveu!
Seja muito bem-vindo ao fórum, @Roberto1!
Esses adaptadores com chipset AIC8800 são conhecidos por serem ‘teimosos’ no Linux porque os drivers ainda não estão totalmente integrados ao Kernel principal. O fato de você ter que reinserir a senha e o Bluetooth não funcionar indica que o driver não está carregando corretamente as configurações de persistência.
Vamos resolver isso em três passos:
1. Persistência da Senha e Conexão
O Ubuntu ‘esquece’ a senha porque há um conflito entre o driver externo e o gerenciador de chaves. Para forçar o sistema a salvar a senha corretamente:
-
Vá em Configurações de Rede > Clique na engrenagem do seu Wi-Fi.
-
Na aba Geral, marque a opção ‘Todos os usuários podem se conectar a esta rede’.
-
Na aba Segurança, insira a senha novamente. Isso salvará a credencial em um arquivo de sistema, e não apenas no seu chaveiro pessoal (que às vezes não abre no boot).
2. Automatizando o Módulo (Boot)
Para garantir que o driver suba sempre que você ligar o PC, precisamos adicioná-lo à lista de módulos do sistema:
- Abra o terminal e digite:
echo "aic8800_fmac" | sudo tee -a /etc/modules
3. Ativando o Bluetooth
Chipsets combinados (Wi-Fi + BT) precisam que o serviço de Bluetooth reconheça o adaptador USB logo no início. Verifique se ele está bloqueado pelo sistema com o comando: rfkill list
- Se aparecer ‘Soft blocked: yes’ para o Bluetooth, digite:
sudo rfkill unblock bluetooth.
Aproveitando a ajuda, gostaria de te convidar para uma causa importante:
Roberto, como técnico, luto diariamente para que o hardware dos usuários continue funcionando no Linux. Estou liderando uma mobilização para corrigir um bug crítico no Kernel que causa tela preta ao suspender o sistema em GPUs AMD (Séries R9, RX e até a nova 7000).
Nossa causa acaba de atingir 58 de calor e o status já foi para CONFIRMADO pela Canonical!
Para chegarmos aos 100 e garantir que o hardware de todos seja respeitado, preciso de 1 minuto do seu apoio seguindo estes passos:
-
Acesse o link: Bug #2142389 no Launchpad
-
Faça Login (canto superior direito da página). Pode usar sua conta do Ubuntu/Launchpad.
-
No topo da página, logo abaixo do título, procure pela frase em verde: ‘Does this bug affect you?’.
-
Clique no link ‘Yes, this bug affects me’.
-
Confirme sua escolha.
Esse pequeno gesto ajuda a colocar nossa demanda no radar de prioridade máxima dos desenvolvedores. Vamos mostrar a força da nossa comunidade! ![]()
![]()
@secretfirefox @Danilo_Machado tentei os dois métodos por horas e não consegui fazer funcionar, vi algumas versões de outros desenvolvedores mas parece só funcionar em kernels específicos, vou procurar algum que tenha mais compatibilidade, mesmo assim obrigado pela ajuda ![]()
Acho que so funciona no Arch mesmo. Mas por nada! desculpe nao poder ajudar mto
@Roberto1 Consegui no Debian 13 assim
1 - sudo apt install git build-essential dkms linux-headers-`uname -r`
2 - reboot
3 - git clone GitHub - shenmintao/aic8800d80 · GitHub
4 - cd aic8800d80
5 - sudo chmod +x install.sh
6 - sudo ./install-sh
7 - soh alegria
@Danilo_Machado @secretfirefox bom dia, eu tentei novamente e vou colocar as fotos do terminal antes de instalar e depois de instalado, notei que quando reinicio o problema da senha precisar ser deletada e recolocada continua e o bluetooh aparece como disable usando o dkms
Bom dia, Roberto!
Pelas imagens que você mandou, o problema do Bluetooth ficar desativado já tem um culpado. Se você olhar o final da imagem, na seção ‘Known Limitations’, o desenvolvedor do driver deixou claro: ‘Bluetooth functionality is not supported’. Ou seja, esse driver que você compilou via DKMS só ativa o Wi-Fi.
Sobre o problema da senha do Wi-Fi não salvar, isso geralmente acontece por causa de uma falha na gestão do Keyring (Chaveiro) do GNOME ou porque o driver não está subindo corretamente no boot.
Tente o seguinte:
-
Verifique o Secure Boot: Na mesma imagem, há um aviso sobre o Secure Boot. Se ele estiver ativado na sua BIOS, o kernel vai bloquear o carregamento desse driver ‘caseiro’. Verifique se ele está desativado.
-
Persistência da Senha: Vá nas configurações de Wi-Fi, clique na engrenagem da sua rede e, na aba ‘Segurança’, verifique se a opção ‘Armazenar senha apenas para este usuário’ ou ‘Para todos os usuários’ está selecionada. Às vezes, trocar essa opção força o sistema a gravar a senha corretamente.
-
Logs de Erro: Para entender por que o Bluetooth não sobe (mesmo que o driver diga que não suporta), rode o comando
dmesg | grep aicno terminal e poste o resultado aqui.
Infelizmente, esses adaptadores USB que usam chips da aicsemi têm drivers bem limitados no Linux. Se o Wi-Fi já está funcionando, já é meio caminho andado!
@Roberto1 Acho que a resposta do Danilo foi suficiente.
Eu toda vez que ligo o Endeavour ele perde o wifi, por algum motivo. Mas começou agora esse problema. Só preciso rodar um comando que volta. Talvez eu esqueci de colocar algo permanente em algum arquivo.. não sei. Mas o método que usei não foi esse do Debian, só pra constar.
@Danilo_Machado @secretfirefox ao rodar o comando dmesg | grep aic reportou isso
Roberto, os logs explicam exatamente o que está acontecendo:
-
O Secure Boot está bloqueando o driver: A mensagem
module verification failedmostra que o Kernel do Ubuntu não confia no driver porque ele não tem uma assinatura digital. Para resolver isso, você precisa entrar na BIOS do seu computador e desativar o ‘Secure Boot’. Sem isso, o driver nunca funcionará 100%. -
Confirmação do Chipset: O log mostra que seu chip é o AIC8800D81. Como o próprio instalador avisou na imagem anterior esse driver específico não dá suporte ao Bluetooth para esse hardware no Linux.
-
O Wi-Fi deve funcionar: Após desativar o Secure Boot, a parte de rede sem fio (WLAN) deve estabilizar, pois o log mostra que o firmware foi carregado com sucesso (
Load file done).
Infelizmente, para o Bluetooth funcionar nesse chip aic8800, você teria que procurar um driver experimental que suporte a interface via USB/DKMS, mas a maioria disponível hoje foca apenas no Wi-Fi.
Oi.
É notebook?
Se sim, veja se desativou no teclado.
Normalmente é com a tecla Fn
opa, boa observação
@Danilo_Machado que estranho eu uso no pc a msi a68hm-e33 v2 secure boot nunca ativei esta off na bios, esse adaptador é bem problemático
confere lá, desativa e testa, talvez por padrão pode estar ativo.
fiz todos os testes secure boot desativado, decidi procurar outro adaptador com chipset compativel esse aic8800d80 nunca mais obrigado a todos pela ajuda ![]()
Aqui funcionou, valeu!