Problema com a partição Linux

Bom dia,

Estou com problema na minha partição linux, por que depois de conseguir redimensionar e diminuir a capacidade da partição windows não consigo adicionar a minha partição linux, sejá pelo divisor de capacidade do ZorinOS e sejá pelo Gparted, não consigo em ambas.

Você está tentando criar uma nova partição de Linux ou redimensionar/mudar de lugar uma que já existe?

To tentando aumentar a minha partição, por que to fazendo dual boot com Windows e Linux, porém to migrando aos poucos, reduzindo memoria de um e transferindo pra o outro sistema, porém não to conseguindo adicionar mais memoria no meu linux.
Entrei no meu gerenciador de partição do Windows e também não consegui adicionar por ele memoria ao meu sistema linux.

O problema é que você está com o sistema de arquivos montado, com o computador rodando. Diversos arquivos estão abertos no disco e ele bloqueia qualquer alteração em uma partição que esteja atualmente montada (veja que tem um cadeado na imagem dela).

Como é a partição raiz que você está tentando redimensionar, terá que fazer isso a partir de um liveCD. (impossível desmontar o sistema com ele rodando)

O Windows não tem suporte pro sistema ext4 (apesar de ser código aberto). Por isso não conseguirá fazer pelo programa padrão do windows. Mas deveria conseguir por algum outro programa de particionamento que tenha essas características do gparted (talvez o gparted para windows? Desconheço programas pra windows…)

Muito importante é você salvar a sua pasta /home numa outra partição (ou hd externo), pois esse redimensionamento no começo é bem mais complicado do que redimensionar no final da partição, levando a grande quantidades de dados gravados.

1 Curtida

Recomendo que siga o que @Deleterium disse. Você não pode redimensionar uma partição no Linux enquanto ela está carregada/montada. No caso, há duas opções:

• Usar um LiveCD de instalação e rodar o Gparted de lá (selecione o seu disco rígido principal aqui, para não mexer sem querer nas partições do pendrive):
  • Usar uma ferramenta de gerenciamento de partições no Windows que pegue Ext4, como as que estão linkadas nesse comentário. Note que esse não é o caso no Gerenciador de Partições da Microsoft; se você mexer com a partição do Linux lá, os resultados são imprevisíveis.
1 Curtida

Cria um pen-drive com o gparted e faça essas alterações, acho mais fácil

Pior que ter 2 partições pra mim não acho tão legal, vou tentar seguir algum dos passos acima pra ver, mas obrigado.