Boa tarde, hoje apos alguns dias sem ligar minha maquina, meu linux mint 19.3 simplesmente nao saia mais audio, eu como um belo idiota dei um purge *pulseaudio, agora nao consigo mais carregar a interface grafica do cinnamon, ele nao me deixa mais instalar o pacote pulse audio pois diz que tem broken packages mas nao vai instalar, nao consigo instalar nenhuma dependencia. ja usei um pen driver para fazer uma checagem do sistema e ele me informou 200 problemas a serem corrigidos, contudo quando eu tento passar o fsck diz que a unidade esta montada, mesmo ela nao estando, (pode ser tambem que eu esteja usando o comando fsck da forma errada), acontece que essa maquina é minha principal e na data de hoje eu nao poderia formatala, tenho muuuuuuuuuuuuiita coisa configurada e como casa de ferreiro o espeto é de pau, nao tenho nenhum backup, nem mesmo no timeshfit. ;/ estou desesperado, se alguem conseguir me ajudar seria de muita valia caso contrario terei que formatar, afinal amanha volto a trabalhar normalmente.
A melhor sugestão é você reinstalar o sistema por cima, ignorando os avisos do instalador, usando a opção avançada de particionamento pra marcar a partição que você já usa pra que o sistema seja reinstalado, sem formatá-la.
Dessa forma, você não perde nenhum arquivo, mas vai precisar reinstalar os seus programas novamente, as configurações deles permanecem salvas.
Raul, nao existem formas de reparo com o fsck talvez? essa é uma alternativa que no momento não seria a mais ideal, afinal reinstalar meus programas é parte do retrabalho que eu estou tentando evitar.
Você está associando uma solução que não tem a menor relação com o seu problema, a forma como eu sugeri é a mais simples, mas daí fica por sua conta e risco.
Talves tentar de alguma forma remover o xorg e reinstala-lo?
Cara, seu apt tá quebrado e não tem como eu saber o motivo, se fizer isso vai quebrar mais ainda o sistema.
o que eu fiz foi o seguinte, apt remove --purge *pulseaudio. dai em diante eu recebo uma mensage ao inicializar dizendo que nao foi possivel carregar o cinnamon session. as outras tty’s consigo usar.
Loga num TTY e roda o comando:
sudo apt install --reinstall cinnamon;shutdown -r 0
tentarei, vou iniciar o init 1 antes e ver se consigo algum tipo de reparo, desde ja agradeço a atenção, retorno em breve com resultados.
O comando que eu indiquei vai instalar o Cinnamon e todos os complementos necessários pra fazer ele funcionar, não tem erro.
Bom, consegui resolver, o que eu fiz foi, abrir a tty1 instalar a interface do MATE, entrar nela remover manualmente todas as dependencias quebradas e relacionadas com o pulseaudio, libcaberra etc… entao depois removi o cinnamon e reinstalei novamente assim como o pulseaudio. Obrigado pela atenção.
Girou uma lâmpada desnecessária, mas, ainda bem que já resolveu.