Problema apos remover pulseaudio

Boa tarde, hoje apos alguns dias sem ligar minha maquina, meu linux mint 19.3 simplesmente nao saia mais audio, eu como um belo idiota dei um purge *pulseaudio, agora nao consigo mais carregar a interface grafica do cinnamon, ele nao me deixa mais instalar o pacote pulse audio pois diz que tem broken packages mas nao vai instalar, nao consigo instalar nenhuma dependencia. ja usei um pen driver para fazer uma checagem do sistema e ele me informou 200 problemas a serem corrigidos, contudo quando eu tento passar o fsck diz que a unidade esta montada, mesmo ela nao estando, (pode ser tambem que eu esteja usando o comando fsck da forma errada), acontece que essa maquina é minha principal e na data de hoje eu nao poderia formatala, tenho muuuuuuuuuuuuiita coisa configurada e como casa de ferreiro o espeto é de pau, nao tenho nenhum backup, nem mesmo no timeshfit. ;/ estou desesperado, se alguem conseguir me ajudar seria de muita valia caso contrario terei que formatar, afinal amanha volto a trabalhar normalmente.

A melhor sugestão é você reinstalar o sistema por cima, ignorando os avisos do instalador, usando a opção avançada de particionamento pra marcar a partição que você já usa pra que o sistema seja reinstalado, sem formatá-la.

Dessa forma, você não perde nenhum arquivo, mas vai precisar reinstalar os seus programas novamente, as configurações deles permanecem salvas.

Raul, nao existem formas de reparo com o fsck talvez? essa é uma alternativa que no momento não seria a mais ideal, afinal reinstalar meus programas é parte do retrabalho que eu estou tentando evitar.

Você está associando uma solução que não tem a menor relação com o seu problema, a forma como eu sugeri é a mais simples, mas daí fica por sua conta e risco.

Talves tentar de alguma forma remover o xorg e reinstala-lo?

Cara, seu apt tá quebrado e não tem como eu saber o motivo, se fizer isso vai quebrar mais ainda o sistema.

o que eu fiz foi o seguinte, apt remove --purge *pulseaudio. dai em diante eu recebo uma mensage ao inicializar dizendo que nao foi possivel carregar o cinnamon session. as outras tty’s consigo usar.

Loga num TTY e roda o comando:
sudo apt install --reinstall cinnamon;shutdown -r 0

tentarei, vou iniciar o init 1 antes e ver se consigo algum tipo de reparo, desde ja agradeço a atenção, retorno em breve com resultados.

O comando que eu indiquei vai instalar o Cinnamon e todos os complementos necessários pra fazer ele funcionar, não tem erro.

Bom, consegui resolver, o que eu fiz foi, abrir a tty1 instalar a interface do MATE, entrar nela remover manualmente todas as dependencias quebradas e relacionadas com o pulseaudio, libcaberra etc… entao depois removi o cinnamon e reinstalei novamente assim como o pulseaudio. Obrigado pela atenção.

Girou uma lâmpada desnecessária, mas, ainda bem que já resolveu.