Problema após a atualização do kernel no fedora 35

ezgif.com-gif-maker

Estou tendo este problema quando passo o cursor do mouse ou qnd tenho qualquer interação gráfica, desde que atualizei o kernel do meu fedora 35, esse problema começou no kernel 5.16.6-200 e permanece no kernel 5.16.8-200.

A última versão do kernel que este problema não aparece e é a que continuo usando é a 5.15.18-200.

Este problema só se apresenta na tela do notebook, no meu monitor secundário esse erro não acontece.

Você mesmo já disse qual é o problema e como solucionar, voltando o kernel. Ao que parece, as novas versões do kernel não são compatíveis com seu notebook.

Nos envie a saída do comando: inxi -G, para termos a noção da sua placa e qual drive está sendo utilizado.

Eu entendo que uma solução é manter no kernel que funciona, mas a questão é que o notebook é novo e acredito que não deveria estar acontecendo isso, o mais estranho que o meu segundo monitor que tem uma qualidade inferior a tela do notebook funciona normalmente… Outra coisa que observei nesse comando é que a resolução das telas, parecem estar invertidas (pois a minha tela principal que é a do notebook é a de 120Hz). Mas não sei ao certo se isso quer dizer msm se está invertido ou n, só uma informação pra ver se ajuda alguma coisa tbm…

1 curtida

Pelo que posso observar na saída do comando, seu notebook possui placa Intel e Nvidia. A intel está utilizando drive do kernel, o que está correto, enquanto que a Nvidia está usando o drive nouveau, o que pode estar causando essa incompatibilidade com o kernel e a versão de sua placa.

Para o seu caso, eu instalaria o drive proprietário da Nvidia, acredito que será melhor em basicamente tudo, além de ter os respectivos controles (temperatura, velocidade do ventilador, etc).

Segue dica de como instalar:

O segundo monitor está configurado para ser o monitor padrão? Pode ter relação.

1 curtida

Ok, vou seguir a dica… Não, o monitor padrão é o do note msm, n sei pq ficou dessa forma

1 curtida

A post was split to a new topic: Como impedir que o Fedora atualize o kernel

Obtive esse erro, tanto pelo dnfdragora quanto pelo terminal

me parece que já existia um driver da nvidia instalado e esse novo tá dando conflito, não sei ao certo o motivo do dnf não ter atualizado o driver normalmente quando você tentou instalar, não tenho uma máquina com nvidia aqui pra testar, pesquisa “akmod-nvidia” no dnfdragora como mostra no tutorial e posta aqui o print pra gente ver se tem mais de um pacote do driver instalado

2 curtidas

estranho, não aparece marcado como instalado mas na saída do comando mostra um conflito de pacotes, faça o seguinte, execute esse comando no terminal

sudo rpm -e --nodeps xorg-x11-drv-nvidia-470xx-libs-3:470.103.01-1.fc35.i686 && sudo rpm -e --nodeps xorg-x11-drv-nvidia-470xx-libs-3:470.103.01-1.fc35.x86_64

o “-e” vai remover o pacote antigo e o “–nodeps” vai garantir que só o pacote seja removido, sem as dependências, só por segurança, depois instale de novo o driver nvidia como no tutorial pelo dnfdragora

ou se quiser pelo terminal:

sudo dnf in akmod-nvidia

se der tudo certo reinicie a máquina

1 curtida

Aparentemente a instalação funcionou, mas o problema com a tela do note, ainda persiste.

Esses artefatos parecem problema de hardware, ou no cabo interno ou no monitor, já tentou ver se isso também acontece na BIOS ou noutro sistema? Um pendrive bootável por exemplo.

acho improvável ser algum defeito de hardware já que segundo ele, funciona normal no kernel 5.15

1 curtida

cara, não parece ser o driver, parece ser alguma má implementação no kernel mesmo, vi agora que tem uma nova atualização do kernel 5.16.9-200 que pode ser que esteja corrigido, mas antes de atualizar edite o dnf.conf

sudo nano /etc/dnf/dnf.conf

altere o installonly_limit para 4 ou 5 dependendo de quantos kernels antigos você quer manter, essa configuração seleciona quantos kernels antigos se mantém após um update para casos como esse onde um kernel novo dá problema, se não me engano o padrão é 3, então se você rodar o update sem modificar, ele vai excluir o seu kernel 5.15

[main]
gpgcheck=1
installonly_limit=5
clean_requirements_on_remove=True
best=False
skip_if_unavailable=True

dê “Ctrl + S” para sair, ele vai perguntar se deseja salvar o buffer modificado digite “s” e dê enter, agora faça o update pela loja de apps ou pelo terminal se preferir

sudo dnf update

reinicie, dê boot pelo novo kernel que é o 5.16.9-200 e veja se resolveu

1 curtida

Mano eu tava fazendo esse processo pelo kernel 5.16.8 que apresenta o problema tbm, aí deixei atualizando pelo terminal e fui tomar banho, qnd voltei o note havia bloqueado a sessão né, qnd fui desbloquear o problema n estava mais dando, achei estranho mas fui reiniciar pra testar o 5.16.9… qnd entrei nele o problema ainda tava dando, mas aí fui testar bloquear ele e desbloquear, e aí funcionou… Não da mais esse problema qnd faço isso, agora pq isso resolveu eu n faço a mínima ideia.
Então acho q é isso, espero q daqui a pouco n precise ficar fazendo isso, mas por agora resolveu esse problema, mas enfim, muito obrigado pela a ajuda de todos, Tmj!

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.